Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 12:44:22
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Saiba quatro pontos importantes que toda empresa deve estar atenta

Você é um bom líder na sua empresa? Sabe ouvir e estimular sua equipe a encontrar soluções? Facilitador emocional dá orientações para alcançar melhores resultado

Saiba quatro pontos importantes que toda empresa deve estar atenta

Liderança, comunicação, relações humanas e inteligência emocional são quatro pontos importantes que toda empresa deve se atentar em todos os momentos, conforme orienta Marcello Brandalise, facilitador emocional.

Convidado pela Acicla – Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo, ele detalhou em cinco vídeos para estimular os empresários a trabalharem estes pontos para obterem melhores resultados. De forma geral, ele quer estimular a reflexão de como está a liderança na sua empresa e qual o estilo, se é claro os papéis de um líder, o melhor caminho para alcançar os resultados na empresa e na autoliderança.

 Marcello busca questionar como a comunicação está fluindo no ambiente corporativo, se as pessoas compreendem o que o líder fala. “Você vende suas ideias ou é goela abaixo? Você consegue ouvir, pensar para depois responder? Você sabe se relacionar com as pessoas e agregar valor às pessoas à sua volta? Como bom líder e comunicador, consegue influenciar as pessoas ou é influenciado?”, ele questiona para que cada empresário faça uma autorreflexão.

O terceiro ponto que ele aborda é sobre as relações humanas: “Você consegue olhar pelo ponto de vista da outra pessoa e respeitá-la?”, pergunta ele. Além disso, faz pensar como cada um lida com as emoções diárias e qual impacto tem no seu trabalho. “Bom líder precisa ter uma boa comunicação, bom relacionamento e inteligência emocional”, analisa Marcello.

A Folha traz esta semana as dicas sobre liderança e em outras publicações mostrará o que ele fala sobre comunicação, relações humanas e inteligência emocional. Os vídeos estarão disponíveis nas redes sociais da Acicla e da Folha. Mais conteúdo no Instagram @marcellobrandalise.

 

Liderança

Para ser um bom líder é preciso também ser um bom ouvinte, como explica Marcello. “Não precisa concordar com as pessoas, não precisa aceitar todas as ideias da sua equipe, mas tem que ouvir as pessoas. Precisa respeitar a opinião e posicionamento dos outros. Líder tem que ouvir, valorizar a participação das pessoas.”

Ele contextualiza que Campo Largo tem muita empresa familiar, caso de dono e funcionário que são amigos ou da mesma família, e com isso vem a junção de amizade com trabalho e os colaboradores acabam misturando os papéis. Segundo ele isso pode ser um problema e por isso orienta que um líder não tem que ser amigo de todos, tem que saber dividir o que é empresa e relacionamento pessoal.

Uma dica para falar com a equipe é começar com elogio. Diz que alguns líderes impõem muito e mandam, mas Marcello aconselha que o líder faça perguntas, porque assim faz com que a equipe pense em uma solução e desta forma começa a ver quem está engajado na empresa. O objetivo não é apenas ter pessoas concordando, mas pensando em soluções e isso precisa ser valorizado pelo líder.

O líder também pode, primeiro, falar das suas dificuldades, da sua caminhada e de seus erros antes de apontar erros das pessoas, porque assim se coloca no mesmo patamar das pessoas. “Para alguns líderes tradicionais se colocar no mesmo patamar das pessoas é difícil”, comenta. Todos sabem criticar, condenar, se queixar, mas poucos sabem encontrar soluções. “Um bom líder faz com que a equipe encontre soluções, faz apreciações. São quesitos básicos do dia a dia para por em prática. Liderança é praticar, praticar e praticar”, finaliza.