Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 05:44:45
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Opinião

O cidadão deve aproveitar a oportunidade de se envolver mais

Sempre tem o que melhorar e sempre terá. As reclamações são diárias em nossas rotinas pessoais e profissionais

O cidadão deve aproveitar a oportunidade de se envolver mais

Sempre tem o que melhorar e sempre terá. As reclamações são diárias em nossas rotinas pessoais e profissionais. Não é diferente quando se fala em Município, Estado, País. Cada vez mais comum vermos estas reclamações estampadas nas redes sociais, mas que infelizmente na prática pouco ajuda. Já começou a banalizar, muitas vezes perde sua força se estas críticas não vêm acompanhadas de ações, de planejamentos. As críticas precisam ser embasadas e fazer parte de outras frentes com objetivo de mudança.

Até o próximo dia 05 de maio está disponível no site da Prefeitura uma Consulta Pública para elaboração do Plano Plurianual - PPA 2022-2025, com objetivo de alcançar uma gestão descentralizada. Por meio de um formulário, os cidadãos podem opinar o que acreditam ser mais relevante para a cidade. Uma visão bem abrangente, das necessidades da cidade como um todo, que podem ser analisadas questões que são mais ou menos importantes, como também direcionar bairros que precisam de investimento. Todo esse conteúdo será utilizado para planejar o desenvolvimento da cidade.

Uma das questões é o Parque Linear no trecho da antiga BR-277. O quanto é importante, na sua opinião, o desenvolvimento desta região? Há muitos anos fala-se na não divisão da cidade, que mesmo ali não sendo mais uma rodovia, toda sua estrutura faz com que os motoristas e cidadãos não a vejam assim.

A “rua das lombadas”, a Pigatto, poderia ser diferente? Ter lombadas eletrônicas, talvez. A Centenário poderia ter semáforos inteligentes? É preciso mais engenharia de tráfego na cidade? Você pode opinar na Consulta Pública e ajudar a mostrar o que a cidade precisa.
O formulário abrange Regularizações Fundiárias em Áreas de Propriedade do Município, construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (Legrand e Três Rios), construção do Centro de Especialidades Odontológicas, ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, novas unidades para dispensação de medicamentos de modo a facilitar o acesso à Farmácia Especial, como também em que bairro poderia ter uma nova Farmácia Especial.

Que bairro está mais carente de construção de escolas e Cmeis? Você é a favor do ensino integral? O Programa do Uniforme Escolar Gratuito para todos os alunos da rede pública municipal incluiu muitos alunos e foi motivo de grande gratidão de muitas famílias carentes, pois tornou todos “iguais” na escola, com a mesma situação. Somente quem sentia essa necessidade entendeu realmente a importância deste projeto, que também recebeu muitas críticas, de que seria pura politicagem. Já se tornou um programa local e você concorda em manter?

Famílias em situação de vulnerabilidade e tantos outros pontos hoje são realidade da cidade. São muitos assuntos a serem discutidos, necessidades que estão enraizadas e precisam ser pensadas. Aproveite esta oportunidade e dê sua opinião, pois assim é possível cobrar as melhorias, cada um fazendo o que lhe cabe.