Por 38 anos, Darci dedicou sua vida a representar os campo-larguenses na Câmara dos Vereadores, realizando sua última sessão no dia 21 de dezembro de 2020. Ele é mais uma vítima da Covid-19.
Faleceu nesta sexta-feira (05) o ex-vereador Darci Antonio Andreassa. Ele estava internado no Hospital do Rocio há mais de uma semana por conta da Covid-19. Darci tinha 74 anos e deixa filhos, netos e bisneto.
Ele nasceu em Campo Largo no dia 04 de setembro de 1946. De acordo com a biografia disponível na Câmara dos Vereadores, é filho de Amália Zanlorenzi e Jerônimo Antonio Andreassa. Darci foi casado com Adriana Aurora Torezin Andreassa (in memorian), com quem teve nove filhos no total, também 20 netos e um bisneto.
A Folha de Campo Largo aguarda informações sobre o velório e enterro do ex-vereador.
Trabalho e vida pública
Darci desde cedo já trabalhava com seus pais, na empresa familiar Andreassa Comércio de Sacarias Ltda, onde exercia a função de caminhoneiro, transportando grãos para todo o Paraná. Mais tarde, em 1973, fundou a Andreassa Comércio de Sacarias Ltda, onde ficou à frente dos negócios até 2003.
Com seu conhecimento e uma ampla visão sobre as necessidades e anseios da população de Campo Largo, foi eleito vereador pela primeira vez em 1982. Desde então, com a sua dedicação em atender as necessidades da população, especialmente com propostas ligadas à infraestrutura nos bairros e projetos de incentivo ao esporte e ao lazer.
Foi com essas propostas e reconhecimento dos eleitores que Darci foi reeleito para mais nove mandatos consecutivos, totalizando mais de 38 anos de vida pública, trabalhando em prol da comunidade e do povo campo-larguense.
Foi eleito vereador em 1982 (807 votos), 1988 (811 votos), 1992 (1.249 votos), 1996 (1.646 votos), 2000 (1.530 votos), 2004 (1.134 votos), 2008 (1.348 votos), 2012 (1.663 votos) e 2016 (1.314 votos). Foi presidente da Câmara por três vezes, em 1987-1988, de 1991-1992 e 1993-1994.
Homenagem na última sessão de 2020
Na última sessão da Câmara dos Vereadores de 2020, que aconteceu no dia 21 de dezembro, a família de Darci Andreassa realizou uma surpresa para ele, com uma homenagem que emocionou a todos que presenciaram o ato. Aquela seria a última sessão a qual Darci participaria como vereador. Devido a pandemia, somente os filhos estiveram presentes, algo que foi abordado pela filha do então vereador durante leitura na tribuna.
“São 38 anos dedicados ao trabalho de vereador a Campo Largo, fato esse um marco na história do Município. Darci representou a população campo-larguense sempre com muita humildade e respeito. É um homem honesto, íntegro, trabalhador, autêntico e ético. Sempre defendeu a família como principal alicerce e patrimônio de uma pessoa. É na família que ele sempre encontrou apoio e incentivo incondicional. Ao longo dos anos passou por muitas dificuldades, como conviver sem a presença física da esposa e companheira Lola, que faleceu em 2011 – uma esposa e companheira exemplar, que estava presente em todos os momentos. Além da família, a trajetória de Darci tem como base o amor ao trabalho. (...) Foram muitas conquistas inesquecíveis, conjuntas da população com o vereador e o Poder Executivo. Sempre ouviu e jamais mediu esforços para atender cada cidadão. Nosso amado pai, parabéns pelas suas conquistas. Sentimos muito orgulho de todas as suas conquistas e da seriedade do seu trabalho. (...) Agradecemos aos eleitores fiéis, pois sem eles não haveriam tantas vitórias. (...) São tantas pessoas a quem devemos agradecer, em suma, nós te amamos muito pai”, finalizou a homenagem uma das filhas de Darci.
Após a leitura da homenagem, foi transmitido um vídeo com fotos da família.
A homenagem na íntegra está disponível no Facebook da Câmara dos Vereadores de Campo Largo.