Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 08:12:05
EM CAMPO LARGO  | 22º
Saúde

Diagnóstico precoce e preciso de câncer de próstata pode dar até 90% de chance de cura ao homem

A tecnologia usada na Clínica Uroville – Urologia Avançada minimiza as sequelas do procedimento cirúrgico e leva qualidade de vida ao paciente
Diagnóstico precoce e preciso de câncer de próstata  pode dar até 90% de chance de cura ao homem
A próstata é uma glândula em formato de noz, com o tamanho de uma bolinha de pingue-pongue e exerce função reprodutiva, produzindo componentes do sêmen, conforme explica Dr. Paulo Jaworski (CRM-PR 23.663 |RQE 18.764), urologista e diretor científico do Uroville – Urologia Avançada. A clínica será inaugurada no mês de dezembro, em Curitiba, e trará uma nova filosofia no atendimento ao paciente urológico, com a qual busca fornecer ao paciente no consultório toda a informação e transparência sobre a sua condição de maneira humana e eficiente.
 
“Estamos atendendo no Uroville - Urologia Avançada no Campo Comprido, em Curitiba, e também em Campo Largo, na nossa unidade da Clínica São Camilo. Nossos profissionais são altamente qualificados e engajados dentro da filosofia do Uroville, que é impactar positivamente a vida dos nossos pacientes com o diagnóstico mais preciso e o tratamento mais eficaz, a fim de obter o melhor resultado possível.”
 
Resultado preciso faz a diferença
Essa precisão faz toda a diferença na hora de um tratamento de câncer de próstata, por exemplo, que é uma doença silenciosa e é o segundo tipo mais frequente em homem no Brasil, com uma taxa anual de 68 mil novos casos ao ano. “Todos os homens podem desenvolver câncer de próstata. Os homens afrodescendentes e os homens com pais ou irmãos que já tiveram a doença estão sob maior risco. 
 
Há também um risco aumentado em homens obesos. Infelizmente, não há maneira de evitar o câncer de próstata. A prevenção primária, ou seja, a detecção precoce é a única maneira de prevenirmos a doença avançada; se detectado no início as chances de cura chegam a 90%” explica.
 
 
Tratamento
Dr. Paulo explica que o tratamento curativo do câncer de próstata localizado inclui dois principais tipos de terapia, sendo eles a cirurgia e a radioterapia. Já quando a doença apresenta um estágio mais avançado, o tratamento cirúrgico não é empregado, pois a chance de cura é nula. 
 
“A cirurgia robótica é o ‘estado da arte’ do tratamento do câncer de próstata. Trata-se da tecnologia mais avançada para a cirurgia da próstata, em que a visão 3D e o movimento delicado e preciso dos braços robóticos pode proporcionar ao cirurgião mais precisão nos movimentos com o intuito de evitar quaisquer sequelas de incontinência ou impotência. Apesar disto, os resultados funcionais variam de paciente para paciente, principalmente em relação ao status fisiológico pré-operatório e ao volume de câncer na glândula, assim como a proximidade do tumor aos nervos e músculos. Dispomos amplamente desta tecnologia em Curitiba, sendo que no Uroville você pode optar por realizá-la”, ressalta.
 
Vida após tratamento
O especialista explica que após a retirada da próstata, o homem não ejaculará novamente,  mas o orgasmo continua presente. “O acompanhamento após a cirurgia para retirada do tumor é realizado a cada três meses nos primeiros dois anos, a cada seis meses por mais dois anos e, após isto, anualmente”, diz.
 
Além do tratamento de câncer de próstata, o urologista está apto para realizar consultas de rotina para o homem onde é avaliado doenças metabólicas, hormonais, entre outros. O urologista trabalha como um guia, norteando o homem no seu cuidado com a saúde.
 
Serviço: Dr. Paulo atende na Uroville, localizada na Rua Dr. Basílio Vicente de Castro, 111, Sala 302 - Ecoville. Telefone (41) 3618-9330. Email paulojaworski@uroville.com.br. Mais informações acesse www.uroville.com.br.