Gerente da Acicla orienta empresários sobre como agir nesta época do ano. Veja como vai funcionar a promoção Natal Sou + Campo Largo 2020
Dezembro já está a quatro dias de iniciar, mas ainda dá tempo de se preparar para o mês de maior movimento no comércio local. Tradicionalmente, é na época de Natal que as vendas se intensificam em diversos setores da economia e, em 2020, apesar do ano atípico, a postura não deve ser diferente, onde o investimento em enfeites de Natal e propagandas também deve acontecer, para atrair mais pessoas e mostrar os diferenciais da empresa, além de levar novos serviços e inovações ao cliente.
Quem explica melhor sobre a importância de turbinar as vendas e conseguir recuperar um pouco do caixa é Rafaela Costa Bregoli, gerente da Acicla – Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo. “O Natal traz um sentimento de envolvimento nas pessoas e os enfeites a encantam e chamam atenção. As empresas podem investir em enfeites de vitrine, nas portas e no teto, por exemplo, sem comprometer muito o seu orçamento, mas para ter esse efeito de chamada de atenção. Não somente lojas, mas empresas de ramos variados também podem aderir aos enfeites de Natal, pois eles trazem uma sensação de conforto aos colaboradores e aumentam a motivação, especialmente em um ano que foi tão pesado, como 2020, potencializando os resultados da equipe na reta final do período.”
Criando ambientes seguros
Uma dúvida frequente, especialmente dos lojistas e de pessoas que prestam serviços como manicures e pedicures, é sobre como trazer de volta seus clientes que hoje fazem compras pela internet ou fazem o serviço sozinhos, em casa. “O primeiro passo é mostrar para ele que você pode oferecer um ambiente seguro. Deixe isso bem claro nas suas redes sociais, mostre que seu estabelecimento é bem organizado, que vocês oferecem álcool em gel e cobre o uso da máscara e o distanciamento social entre as pessoas de forma gentil e sem medo de parecer inconveniente. Você só tem a ganhar, com a credibilidade que será acrescentada ao seu estabelecimento”, ressalta.
Rafaela também acrescenta que o meio digital é uma ótima maneira de mostrar ao cliente os diferenciais do local e os produtos disponíveis. Se ainda assim o cliente se mostrar persistente nas compras on-line ou pertencer ao grupo de risco, por exemplo, vale considerar a ideia de realizar a venda via rede social ou em casa.
“Existem muitas formas de trabalhar a venda on-line, a entrega em casa e mesmo a entrega de um presente, por exemplo. O empresário precisa entender que esse é um momento que exige a inovação, é o momento de deixar as novas ideias entrarem em ação e conquistarem novas pessoas. Muita gente gostou da praticidade de não precisar sair de casa para comprar, outras não viam a hora de voltar às lojas. É preciso ter em mente que hoje temos que ter atendimentos personalizados para agradar todos esses perfis de pessoas”, enfatiza.
De acordo com a revista Varejo S/A, mesmo com a pandemia, a previsão de aumento nas vendas de Natal é de 12% em todo o país, o que é bastante otimista. “Uma das orientações que sempre damos aos nossos associados é buscar criar um banco de dados nessa época com os clientes que você recebeu na sua loja, anotando dados principais, como nome, idade, sexo, telefone, e-mail, redes sociais, para que você saiba qual é o seu público e como despertar a atenção dele depois, criando um atendimento personalizado e fidelizando à sua empresa”, diz.
Mexendo com emoções
2020 foi um ano que mexeu muito com as emoções, sejam elas positivas ou negativas. “O maior sentimento deste ano foi a saudade e a necessidade de se mostrar presente. Um exemplo foi visto no Dia das Mães, pois nunca foram enviados tantos presentes na data como neste ano. Pelo cenário que estamos vendo, as reuniões familiares ainda serão menores em 2020, então trabalhar a ideia de estar presente por meio de uma lembrança ou de um gesto de carinho também é muito importante. Essa é uma linha importante de ser seguida, mas sempre com muito respeito por parte das empresas”, sugere.
Natal Sou + Campo Largo
Pensando em fomentar o comércio local, a Acicla desenvolveu a promoção “Natal Sou + Campo Largo”. As empresas ainda podem participar da promoção, procurando a Acicla até o dia 30 de novembro – próxima segunda-feira. Para participar como empresa é preciso ser associado; a Acicla oferece vários pacotes com benefícios aos empresários associados e durante a campanha fará divulgações nas redes sociais e ações com o Papai Noel nas empresas participantes.
A promoção terá início no próximo dia 01 de dezembro, com um desfile de abertura realizado na região central a partir das 16h. Clientes que comprarem acima de R$ 50 nas empresas participantes recebem uma raspadinha onde podem receber vales-compras na hora. Além disso, também concorrem a sorteios pela loteria federal, cadastrando o código no site da promoção, para 20 vales-compras de R$ 500, cinco vales-compras de R$ 1.000 e um vale-compra de 5.000. A campanha finaliza no dia 05 de janeiro de 2021.