Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 04:45:18
Geral

Procon Campo Largo orienta consumidores para a Black Friday

Desde o dia 29 de outubro o Procon iniciou uma pesquisa de preços nas maiores lojas de eletro/eletrônico da cidade com o objetivo de evitar a maquiagem de preços. Confira dicas de como aproveitar bem as oportunidades 

Procon Campo Largo orienta consumidores para a Black Friday

Black Friday é o evento mais aguardado pelos consumidores, e é tradicional por acontecer na última sexta-feira do mês de novembro. Este ano o evento ocorrerá no dia 27 de novembro, e o Procon Campo Largo estará na Praça do Museu orientado os consumidores para aproveitar com segurança as oportunidades ofertadas.

Desde o dia 29 de Outubro o Procon iniciou uma pesquisa de preços nas maiores lojas de eletro/eletrônico da cidade com o objetivo de evitar a maquiagem de preços, ou seja, o  aumento antecipado dos valores dos produtos para oferecer descontos no momento da promoção, possibilitando assim, a constatação de eventual abuso.

O consumidor que já tem intenção de compra, pode começar a fazer suas  pesquisas tanto em loja física como no comércio eletrônico e inclusive tirar print da tela com o preço ofertado pelo estabelecimento  para acompanhar a evolução do preço.

O Procon Campo Largo preparou algumas dicas para que os consumidores fiquem atentos na hora de comprar:

1 – PESQUISAR PREÇOS – aplicativos e sites fazem esta comparação, alguns permitem o cadastramento para acompanhar a variação do preço. Se a compra é física, compare preços em pelo menos duas a três lojas diferentes;

2  –  EVITE O ENDIVIDAMENTO – não compre por impulso;

3  –  SITES CONFIÁVEIS  – possuem um “cadeado” e endereço eletrônico HTTP, pois as informações são criptografadas, o que dificulta o acesso a dados pessoais;

4  –  VITRINES - produtos expostos na vitrine obrigatoriamente devem ter o preço à vista. Quando a prazo, devem mostrar o valor total, número de parcelas, taxas e  juros ao mês;

5  – CANCELAMENTO - de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento o consumidor terá 07 dias para  “se arrepender” e pedir o cancelamento da compra (o prazo se inicia a partir do recebimento da compra).

6  –  ENTREGA observe o prazo de entrega.

7  –  TROCA  - para compra em lojas físicas, a troca não é obrigatória, ela é praticada de acordo com a politica de cada loja. Antes de comprar verifique se o produto poderá ser trocado.

8 – FRETE – fique atento ao valor do frete para compras virtuais. Às vezes, o frete cobrado pode ser mais caro do que o próprio produto.

9 – SITE OFICIAL - consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta na página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.