Na terça-feira (03) teve início o carregamento de informações nas urnas eleitorais para as 230 seções de Campo Largo, pertencentes à 9ª Zona Eleitoral, e para a 182ª Zona, que corresponde a
Na terça-feira (03) teve início o carregamento de informações nas urnas eleitorais para as 230 seções de Campo Largo, pertencentes à 9ª Zona Eleitoral, e para a 182ª Zona, que corresponde a 28 seções em Balsa Nova e 49 em Campo Magro. Ainda são preparadas 31 e 17 urnas reservas, respectivamente, para caso aconteça algum problema.
O chefe do Cartório Eleitoral de Campo Largo, Leandro Nogueira, comenta que essa é uma cerimônia de geração de mídias e que deve terminar nesta sexta-feira (06), inclusive com evento em que são convidados representantes de todos os partidos políticos para fazer auditoria das urnas.
Leandro explica que se carrega em uma mídia os dados dos eleitores de cada seção e os candidatos a serem votados. Salvam os dados em uma mídia, como um pendrive, e assim transfere-se para a urna. Para realizar esse processo em todas as urnas são contratados funcionários apenas para o período eleitoral. Depois de realizado esse processo sai relatório de tudo que foi carregado naquela urna, para confirmar que todas as informações estão corretas e correspondem à seção conforme sinalizado. Então, as urnas são lacradas para evitar que seja aberta ou violada. “Uma segurança a mais de que chegará na seção do mesmo jeito que saiu do Cartório Eleitoral”, detalha.
Na auditoria, que será realizada nesta sexta às 14h, é simulada uma votação para confirmar que todos os candidatos estão registrados ali e é impresso um boletim de urna para ver que está carregado corretamente o resultado de acordo com o que foi votado. Esses relatórios são enviados para o Tribunal Regional Eleitoral.