As prefeituras paranaenses têm prazo até o dia 30 deste mês para convocar a sua Conferência Municipal das Cidades (CMC).
As prefeituras paranaenses têm prazo até o dia 30 deste mês para convocar a sua Conferência Municipal das Cidades (CMC). O alerta é do presidente do Conselho Estadual das Cidades (Concidades Paraná) e secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto. Caso a convocação não seja feita pela prefeitura, a sociedade civil deverá solicitar apoio de quatro entidades de representação no Concidades Paraná, ligadas à temática do desenvolvimento urbano, para organizar o evento. As conferências municipais devem ser realizadas até o dia 15 de dezembro.
Os prefeitos podem obter informações detalhadas sobre a convocação e a realização da conferência em seu município na comissão de mobilização do Concidades Paraná, pelo telefone (41) 3352-8448. O lema a ser discutido nas conferências é “Cidades para todos com gestão democrática, participativa e controle social”, e o tema é “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”.
“O município que não realizar a sua conferência poderá enfrentar algumas dificuldades para conseguir recursos públicos”, observou o secretário executivo do Concidades Paraná, Antonio Weinhardt Junior. Além disso, o município não poderá participar das conferências Regional, Estadual e Nacional, pois os delegados municipais a estes encontros devem ser escolhidos somente na CMC. Estas objeções foram decididas em reunião extraordinária do Concidades Paraná.
A conferência estadual será realizada em Foz do Iguaçu e a nacional (24 de maio de 2010), em Brasília.