Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 07:51:14
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Opinião

Educação: a menina dos olhos de Campo Largo

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 foram divulgados e não houve quem não comemorasse pelos resultados excelentes alcançados por toda a equipe, seja ela do munic&

Educação: a menina dos olhos de Campo Largo

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 foram divulgados e não houve quem não comemorasse pelos resultados excelentes alcançados por toda a equipe, seja ela do município ou do Estado. A Escola Municipal O Ateneu conquistou a nota de 7,7 e ficou em primeiro lugar, mas segundo a Educação Municipal, as outras três colocadas seguintes - Rosália Remonato, Reino da Loucinha e Edgar Marochi - não ficaram atrás, com poucos décimos de diferença, comprovando que a boa escola pública está em todas as regiões da cidade.

Em nível estadual, o Colégio São Pedro e São Paulo ficou mais um ano em primeira colocação, no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Também compõe a lista de Top 10 Ensino Médio divulgado pelo Estado do Paraná, na quinta posição, motivo de muito orgulho para toda a comunidade campo-larguense. Alunos de outras instituições como da Escola Estadual Constantino Marochi e o Colégio Estadual Sagrada Família também obtiveram notas excelentes na prova.

Ver resultados tão positivos assim nos deixa aliviados em saber que da boa formação educacional das crianças e adolescentes da cidade. Prova que mesmo com tantas coisas ainda para serem feitas, o resultado vem aparecendo ano após ano, evidenciando o trabalho feito dentro de sala de aula e nas residências, com o apoio das famílias.

A luta por uma boa Educação Pública é dever de todos, independente de ter ou não matriculado seus filhos nessas instituições, pois elas formam a maior porção da sociedade em que estamos inseridos, sendo grandes responsáveis no futuro por construir o famoso “mundo melhor”.

Essa mudança e o avanço vindo de geração em geração já podem começar a ser sentidos na preocupação de muitos ao lerem listagens com pré-candidatos à Prefeitura e Câmara Municipal em 2020. Durante as divulgações ao longo da semana de conteúdos ligados às eleições municipais, não faltaram comentários bastantes críticos e embasados feitos por nossos seguidores no Facebook e Instagram, provando que a memória é boa. Essa mudança de perspectiva na hora de escolher os representantes pode apontar para um momento – talvez otimista demais – em que a compra de votos será algo distante na história de Campo Largo.

Na hora de escolher seu candidato em 2020, analise todas as suas propostas, mas leve em consideração especialmente tudo o que é voltado para a Educação, que trará grandiosos frutos no futuro, na Saúde, focando especialmente na prevenção das doenças e na Segurança Pública, para que tenhamos índices baixos e controlados de violência. E mais do que escolher, cobre projetos efetivos, para que tenhamos cada vez mais motivos de nos orgulharmos de Campo Largo.