Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 07:40:10
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Opinião

Ser descuidado não é uma opção

Em todo o país o que não faltaram foram fotos, vídeos e áudios sobre o número de pessoas aglomerando em praças, parques, praias e mesmo nas ruas, algumas sem máscara e sem respeito ao distanciamento s

Ser descuidado não é uma opção

Em todo o país o que não faltaram foram fotos, vídeos e áudios sobre o número de pessoas aglomerando em praças, parques, praias e mesmo nas ruas, algumas sem máscara e sem respeito ao distanciamento social. Esse foi o primeiro feriado prolongado após o relaxamento das normas de prevenção em vários estados brasileiros. Nos últimos feriados, como Semana Santa, Dia do Trabalhador e Corpus Christi o Brasil ainda se encontrava no pico dos contágios na maioria dos estados.

Todos estão cansados de ficar em casa, mas infelizmente não é o cansaço que define se a pandemia acabou ou não e o risco de uma segunda onda de contaminações ainda é bastante alto. É perfeitamente possível fazer atividades físicas, passear em locais mais retirados, desde que esteja atendo aos cuidados básicos para evitar a transmissão do Coronavírus.

Embora não exista um estudo divulgado de maneira oficial sobre o impacto dos feriados prolongados nos casos de contaminação, internamentos e mortes por Covid-19, sabemos que o impacto será sentido dentro de uma a duas semanas depois de passado o período. Então vamos ficar atentos com os números dos dias 14 a 21 de setembro.

Até essa quinta-feira (10) eram 4.202.191 pessoas que já haviam sido contaminadas no Brasil, sendo 3.453.336 casos recuperados e 128.694 mortes. Para conseguir estipular um parâmetro de comparação, em Campo Largo vivem cerca de 132 mil pessoas, segundo o IBGE/2019. Infelizmente, o número de mortes em todo o Brasil está muito próximo de uma cidade de Campo Largo devastada pela Covid-19. Se isso não o motiva para tomar todos os cuidados, o que mais poderia motivar?

Os próximos feriados também serão prolongados, visto que tanto o dia 12 de outubro, como dia 02 de novembro cairão em uma segunda-feira, exigindo uma maior consciência por parte dos governantes, ao instruir sobre os passeios nestas datas e principalmente da população em respeitar essas medidas, pois esse é um trabalho em conjunto, ainda que estejamos todos separados.

Embora estejam apontando diminuições no número de casos, esse é um acontecimento gradativo e que exige cuidado para não retroceder em todo um sacrifício feito por todos. As vacinas se mostram cada vez mais confiáveis e eficazes, o que nos deixa com uma ponta de esperança para que logo possamos voltar às atividades que tanto sentimos falta. Até lá vamos fazer nossa parte, com os cuidados básicos que dá deveriam ter virado rotina. Lembre que a palavra da vez ainda é cautela.