Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 09:05:44
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Opinião

Três letras e milhares de significados: Pai

Pai pode significar muitas coisas, pois tudo depende do ponto de vista e do relacionamento que teve com ele durante a sua vida.

Três letras e milhares de significados: Pai

Pai pode significar muitas coisas, pois tudo depende do ponto de vista e do relacionamento que teve com ele durante a sua vida. Pensando nessa pluralidade de sentidos, perguntamos aos nossos seguidores nas redes sociais, o que era pai para eles e vieram respostas interessantes.

Pai é proteção. A mãe protege, mas o sentimento de proteção proporcionado pelo pai é diferente. É um sentimento de guarda, de força, de que nada de ruim irá acontecer, ainda que você não seja mais uma pequena criança, insegura com alguma situação que naquele momento parece ser a mais grave de todas.

Pai é conselho, conhecimento e lei. De quantas pessoas você já ouviu a famosa frase “já dizia meu pai”, isso porque a sabedoria parece ser inerente a eles, que já vivenciaram tantas situações na vida. Eles só querem ver o bem dos seus filhos, por isso estão prontos para alertá-los sobre os desafios da vida e ajudar a escolher sempre o melhor caminho a ser seguido. Vai te ensinar a pescar, jogar futebol, tocar algum instrumento ou ouvir o estilo de música preferido dele e depois dizer “isso não é música, na minha época...”, mas vai respeitar suas escolhas.

Pai é amizade. Um amigo melhor do que todos os amigos que você terá em sua vida. Ele irá comemorar todas as suas vitórias e enxugará as suas lágrimas quando você cair, sendo o primeiro a estender a mão para te ajudar a se levantar.

Pai é garra. Quantos milhares de filhos se inspiram nos seus pais, por conta de toda a dedicação, garra e foco que têm em seus objetivos? Os pais acabam influenciando muito na vida dos seus filhos, até na escolha da profissão; não na imposição, mas por causa do amor que viam seus pais depositar nela.

Pai é memória e saudade. Para quem já não tem o pai mais junto a si, resta recuperar lembranças preciosas de muito amor que viveu ao lado dele e neste Dia dos Pais sorrir e chorar por essa mistura de sentimentos, da felicidade por ter oportunidade de chamar de pai uma pessoa tão maravilhosa e da dor de não tê-lo mais consigo.

Para fechar, pai é amor. Ainda existem outras milhares de definições, mas que podemos resumir em amor. Há pais de vários estilos, alguns mais velhos, outros ainda muito jovens e que assumem esse desafio tão grandioso, mas o amor é o que os torna tão especiais. Neste Dia dos Pais, nossas orações se concentram para pedir ao Grande Pai do Céu que abençoe a cada um, proporcionando cada vez mais momentos memoráveis ao lado das suas famílias. Feliz Dia dos Pais!