Sabado às 20 de Abril de 2024 às 03:58:05
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Opinião

Como a Arte nos torna pessoas melhores

Engana-se quem acredita que o ser humano não precisa de Arte ou que ela só é encontrada dentro dos museus, nos concertos de ópera e recitais de balé.

Como a Arte nos torna pessoas melhores

Engana-se quem acredita que o ser humano não precisa de Arte ou que ela só é encontrada dentro dos museus, nos concertos de ópera e recitais de balé. A Arte está cada vez mais presente no nosso dia, especialmente durante essa pandemia. Quem não assistiu a um filme, ouviu uma música para relaxar, ficou nas redes sociais ou passou tempo jogando videogame neste período? Todos esses elementos são artísticos ou possuem uma forte influência para garantir a melhor experiência ao usuário.

Atualmente, a Arte é dividida em alguns tipos, sendo eles 11 no total: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital, segundo o portal Toda Matéria. Cada um desses elementos se desdobram em várias manifestações, que podem ir desde um panfleto que você recebe na rua e que pode não prestar muita atenção até uma reportagem jornalística super elaborada. Sim, jornalistas estudam muito sobre Arte durante a faculdade; no caso do impresso, por exemplo, existe toda uma harmonia necessária para a formatação das matérias na página, escolha das fontes de texto, fotografias, maneira de escrever e muito mais.

A Arte é capaz de nos tornar pessoas melhores, aprimorando a nossa capacidade de comunicação e de pensamento, maneiras de ver o mundo e conhecer culturas diferentes da que estamos inseridos e como consequência, nos torna mais tolerantes e sociáveis com o próximo.

Mesmo a ciência já comprovou os benefícios da Arte até mesmo para a saúde mental. Uma pesquisa feita pelo departamento de Artes e Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), publicada em abril de 2020, de maneira sucinta neste texto, mostrou que o envolvimento com a arte reduz o estresse, as queixas de saúde, promove funções imunológicas e benefícios físicos e psicológicos, melhorando assim a qualidade de vida de cada um, além de promover a aproximação de pessoas e comunidades.

Agora que você já sabe que a Arte está em cada elemento que tocamos, a partir do design, está na hora de valorizar profissionais que sobrevivem da Arte e buscam novos meios de produzir conteúdos diversos, para os mais variados públicos. Consuma a arte local, procure coisas diferentes, vá além do cinema e música norte-americanos e perceba novos movimentos artísticos de outras regiões. Essa é uma maneira mais fácil e barata de viajar, sem se expor a riscos e que “de quebra” vai ajudar a transformar a sua visão de mundo.