Mesmo em casa, o clima desta segunda-feira (13) foi de decisão na casa do e-atleta Eduardo Spek de Freitas, mais conhecido como Eduardinho no mundo dos games.
Mesmo em casa, o clima desta segunda-feira (13) foi de decisão na casa do e-atleta Eduardo Spek de Freitas, mais conhecido como Eduardinho no mundo dos games. Ele joga profissionalmente o PES e ano passado já representou o Avaí, de Santa Catarina, no Campeonato e-Brasileirão, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), terminando em terceira colocação. Como o Avaí disputa a Série B este ano, Eduardo não pode continuar representando o time e voltou para disputar uma vaga para representar o Botafogo, do Rio de Janeiro, na competição.
Para isso, ele precisou disputar a vaga única contra 1.386 jogadores. “Esse ano foi bem mais difícil, ano passado eu chegava como zebra na seletiva. Dessa vez, por já ter sido o terceiro colocado na competição, cheguei como favorito, e isso me causou várias crises de ansiedade, tive que procurar até ajuda psicológica, nos últimos dois dias anteriores ao campeonatos fiquei com falta de apetite e insônia, pois a pressão era muito grande, mas meus amigos e meus pais sempre me passaram bastante confiança e tentando me acalmar. Felizmente na hora dos jogos consegui me acalmar. Escolhi o Botafogo porque acho que é um time muito grande aqui dentro do Brasil e também por ser um time que acho que não vai ser rebaixado esse ano. Se o Avaí não fosse rebaixado eu jogaria só essa última etapa de ontem.”
Eduardo explica que na última fase eram 32 participantes, sendo jogos só de ida até a final, que seria a partida de ida e volta. Ele ganhou os 16 avos por 2x0 (32 jogadores disputam 16 vagas), nas oitavas por 3x0 e as quartas por 4x0. “A semi foi com um jogador não muito conhecido, mas que jogava muito bem, e foi um jogo muito apertado decidido nos momentos finais, acabei vencendo por 1x0. A final, como era ida e volta, acabei perdendo o primeiro jogo por 2x1 e vencendo o segundo por 3x0, ficando assim o agregado de 4x2”, conta.
“Fiquei muito feliz, todo mundo aqui em casa comemorou muito, foi um momento muito especial. Agora vou me preparar para a próxima fase”, explica.
O campeonato
Segundo o site da CBF, cada um dos 20 representantes disputará 19 rodadas de pontos corridos, sendo 18 rodadas disputadas online e a 19ª disputada presencialmente na sede da CBF. Os oito melhores classificados passarão para as oitavas de final. Os oito melhores classificados disputarão as quartas de final, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Na sequência, serão realizadas as semifinais e final. O campeão ganha o troféu e um prêmio de R$ 20 mil. Os jogos serão transmitidos pela Sport TV.