Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 10:38:31
Geral

Guarda Municipal recebeu 211% a mais de chamados em 2020

Dados comparativos entre março e abril de 2019 e 2020 mostra o aumento, especialmente para casos de violência doméstica, perturbação do sossego, furtos e roubos

Guarda Municipal recebeu 211%  a mais de chamados em 2020

Por meio de levantamento, a Inspetoria Operacional da Guarda Municipal verificou que houve um considerável aumento de 211,5% dos atendimentos em 2020. Os dados analisados comparavam os meses de março a maio de 2019 e o mesmo período neste ano. As demandas que registraram maiores aumentos estão ligadas a casos de violência doméstica, perturbação do sossego em residências, furtos a residências e roubos. 

As ocorrências de furto e roubos a residências são mais registradas em bairros como Ouro Verde, Ferrari, Centro, Vila Elizabeth, Vila Bancária e Itaqui. Os furtos de veículos acontecem na região central e imediações e perturbação do sossego nos bairros Jardim Meliane, Francisco Gorski, Itaqui, Cercadinho, Jardim Busmayer e Itaboa. 

Segundo o Comandante Cordeiro, da Guarda Municipal, a instituição está focada na atuação preventiva. Os patrulhamentos se mantêm, com atenção redobrada, conforme as estatísticas principalmente nos locais com maiores apontamentos de crime.

“Para inibir preventivamente ações de violação de estabelecimentos comerciais ou residências, o proprietário pode investir em equipamentos eletrônicos de segurança, tais como alarmes, cercas elétricas e câmeras, entre outros. Nas residências, além do que foi citado, o proprietário pode manter um cachorro, que além de inibir indivíduos suspeitos pode alertar a presença de pessoas desconhecidas, lembrando sempre com os cuidados, tratamento e carinho com os animais”, orienta o Comandante Cordeiro.

Ele indica ainda que a rede de convívio e comunicação com os vizinho é muito importante através de telefone e aplicativos de mensagens instantâneas. Em situações de indivíduos suspeitos nas redondezas a orientação é ligar para a GM ou PM, para que uma equipe vá ao local para averiguar a suspeição. O contato pode ser feito pelos números 153 e (41) 3393-5670 (GM) ou 190 e (41) 3292-2884 (PM).

Coronavírus
A GM está realizando também atendimentos para situações de denúncias de aglomerações de pessoas, que estão sendo orientadas. “Os estabelecimentos comerciais que estiverem em infringência junto aos decretos municipais são orientados, advertidos por escrito para adequação conforme as normativas sanitárias e caso haja reincidência o alvará de funcionamento é suspenso.

No caso de recusa do uso das máscaras e ou aglomerações, essas pessoas podem ser denunciadas junto ao Ministério Público pelos Art. 267 ou 268 do Código Penal”, finaliza.