Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 10:55:21
Geral

PR-090 está intransitável, dizem motoristas

Em épocas de chuvas, o problema aumenta por conta do barro que chega a impossibilitar o trânsito de carros de passeio na região, que ficam atolados. Além disso, o risco de acidentes aumenta, por conta da baixa visibilidade

PR-090 está intransitável, dizem motoristas

Não é de hoje que as reclamações sobre a PR-090, Estrada do Cerne, existem, mas há mais de 40 anos. Motoristas encontram uma grande dificuldade de transitar pela região, por conta do número de pedras soltas ou pontiaguras e os chamados buracos eternos, que mesmo com o trabalho feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) para tapá-los, insistem em reaparecer.

Em épocas de chuvas, o problema aumenta por conta do barro que chega a impossibilitar o trânsito de carros de passeio na região, que ficam atolados. Além disso, o risco de acidentes aumenta, por conta da baixa visibilidade e irregularidades na pista, além da falta de iluminação em alguns pontos. Os motoristas correm o risco ainda de terem seus veículos prejudicados, por conta do estado em que se encontra a rodovia.

A Folha vem acompanhando desde o ano passado o Movimento PR-090, que reivindica o asfalto na região, que conta com aproximadamente cinco mil habitantes. A estrada, da maneira como se encontra hoje, dificulta o acesso de caminhão do Corpo de Bombeiros, ambulância, transporte público, transporte escolar, transporte de trabalhadores, além dos carros particulares, entre outros.

Além disso, a obra contribuiria para a melhoria no IDH da região, além de encurtar 52 km de distância para essas cidades chegarem à capital paranaense, fazendo ligação também entre o Norte Velho do estado até o porto de Paranaguá. Conforme a Folha já informou, o trecho reivindicado pelo grupo se refere a 56km de estrada não asfaltada, mas que, segundo eles acreditam, com um projeto estrutural seriam 53 km de rodovia asfaltada. A PR-090 tem 420km em toda a sua extensão e somente esse trecho ainda não recebeu asfaltamento.

Entramos novamente em contato com o DER-PR, que respondeu via nota: “Conforme informamos no ano passado, está prevista em uma das etapas futuras do Banco de Projetos do Governo do Paraná a elaboração do projeto executivo de engenharia da pavimentação da PR-090, no trecho entre Bateias e Abapã, um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. No momento não temos uma data para anunciar quanto à licitação da elaboração deste projeto”.

O DER-PR indica ainda que pedidos de melhorias podem ser feitos pela Ouvidoria do órgão, no link http://www.der.pr.gov.br/.