É importante entender o que é a criatividade, a inovação e quando uma ou outra devem entrar em ação. A maioria dos empreendedores ainda estão focados apenas no problema. Nesse momento, para focar na s
Na última terça-feira (21), foi comemorado o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, que foi comemorada na internet com algumas palestras online em diversos países. Em 2020, em decorrência do Coronavírus, isolamento social e fechamento dos comércios, ser criativo é quase uma obrigação, tanto para pessoas que trabalham informalmente, como também aquelas que têm seu próprio estabelecimento.
Entretanto, é importante entender o que é a criatividade, a inovação e quando uma ou outra devem entrar em ação. Rafaela Costa, psicóloga organizacional, gestora e treinadora comportamental, explica que na Grécia e em Roma, as pessoas não acreditavam que a criatividade viesse dos seres humanos, mas sim de forças sobrenaturais. “Foi com o Renascimento que mudou tudo, pois passaram a acreditar que a criatividade vinha inteiramente do self (eu) dos indivíduos. Hoje sabemos que todos os seres humanos nascem com a mesma capacidade criativa. No entanto alguns começam a perder essa capacidade já na infância e continuam perdendo ao longo da vida. Já outros continuam aprimorando desde a infância e ela vai se potencializando. A criatividade é uma competência, e qualquer competência pode ser desenvolvida em qualquer fase vida.”
Assim, os pais, responsáveis ou cuidadores das crianças têm papel fundamental no desenvolvimento da criatividade, especialmente no estímulo e na curiosidade. “Eu sempre digo que se nascêssemos adultos nunca aprenderíamos a andar, comer e falar. A criança aprende porque nasce dotada de inocência, curiosidade e persistência. Durante o processo das crianças, por exemplo, muitos adultos agem como castradores e nem sequer se dão conta disso, quando seu papel é justamente o contrário”, alerta.
A criatividade e a carreira
Dentro de uma carreira, seja ela no empreendedorismo ou não, a criatividade é peça fundamental para alcançar o sucesso. O ano de 2020 tem sido um dos mais difíceis para a economia, quando a criatividade e a inovação são fundamentais para manter muitos estabelecimentos na ativa.
“A maioria dos empreendedores ainda estão focados apenas no problema. Nesse momento para focar na solução é preciso usar a criatividade para se reinventar. Ouço algumas pessoas falando ‘não vejo a hora de isso tudo acabar e as coisas voltarem a ser como eram antes’, mas sempre respondo que as coisas nunca mais serão como antes, mas não quer dizer que serão piores. Os últimos 30 dias mudaram no mundo toda a forma como os consumidores pensam, entendem se comportam e compram. Ou seja, não adianta abrir as portas, se você não tiver uma estratégia nova, diferente e que atenda essa nova realidade de mercado, não vai conseguir sucesso no seu empreendimento”, orienta.
A psicóloga explica ainda que por conta da pandemia, o comportamento de 95% dos consumidores já mudou por isso a atualização é primordial para conseguir acompanhá-la, principalmente para não ficar na “peneira da crise”.
Como a criatividade pode ser um processo individual ou em grupo, a dica dada por Rafaela é propor desafios individuais e também dentro do grupo de colaboradores, pois as soluções podem se manifestar em formas diferentes e serem aproveitadas de várias formas.
Assim, a psicóloga observa que as pessoas que conseguem melhorar habilidades durante períodos como esse, são pessoas que tem um mindset de crescimento, e que focam apenas naquilo que esta ao seu alcance. “Então é possível sim desenvolver, aprimorar e colocar em prática a criatividade durante a quarentena. Mas para isso é preciso entender que insight criativo não surge no nada, mais surge do ato de fazer repetidas vezes, das tentativas”, completa.
Neste momento é importante aplicar também a inovação, que é sobre tornar simples, fáceis e ágeis processos já existentes. A criatividade é pensar, criar, sentir e fazer diferente; o processo criativo permite criar processos que poderão ser aperfeiçoados com a inovação. “Vejo que na prática criatividade e inovação sempre andam juntos. Um sem o outro resulta num processo incompleto e sem aplicabilidade”, considera. Além das tentativas, a o processo de estímulo da criatividade pode vir por meio de cursos, leituras, viagens, entre outros.
Na entrevista de emprego
Como cada vez mais o emprego está difícil e a tendência é que os processos seletivos tornem-se ainda mais rigorosos. Por isso, é importante que o candidato se mostre interessado e bastante criativo, ainda que as perguntas sejam subjetivas. “O ideal é que se o candidato for responder que criatividade é uma competência característica dele, já pense em um exemplo que ele vivenciou e agiu com criatividade. Porque a melhor forma em uma entrevista de emprego você evidenciar que tem uma característica, é citar experiências que ele viveu, agiu, pensou ou solucionou com esta competência. Se o candidato não possui a competência, mas está buscando desenvolver ou aprimorá-la pode ressaltar o que tem feito de ações concretas para desenvolver nesta área”, finaliza.