Domingo às 13 de Julho de 2025 às 10:19:39
Geral

Centro de Eventos Prefeito Emídio Pianaro Júnior será entregue no próximo dia 30, após dois anos em obras

Centro de Eventos Prefeito Emídio Pianaro Júnior será entregue no próximo dia 30, após dois anos em obras

A cerimônia de inauguração do Centro de Eventos Prefeito Emídio Pianaro Júnior acontecerá no próximo dia 30, em um evento fechado, com a presença de convidados, onde acontecerá o corte de fita oficial. O espaço, localizado no bairro Botiatuva, que conta com uma área de 4.650 m2, passou por uma grande reforma, que iniciou em agosto de 2023.

A inauguração aberta ao público está prevista para acontecer no dia 1º de maio, com a realização do evento 1º de Maio Solidário 2025, uma festa promovida pelas Secretarias Municipais, em parceria com a Força Sindical do Paraná. Esse será o primeiro evento no local, voltado para os trabalhadores e famílias campo-larguenses.

Segundo informações oficiais da Prefeitura de Campo Largo, este espaço é voltado para a realização de eventos de pequeno e médio porte, sendo ideal para a realização de feiras, palestras, concertos, encontros e exposições, com capacidade de público de até sete mil pessoas.

Para transformar a antiga fábrica em um centro de eventos foi necessário um investimento de R$ 4.931.347,42. A planta do Centro de Eventos Municipal ocupa, contando com foyer (hall de entrada), espaços de tesouraria, bilheteria com cinco guichês (sendo um para pessoa com deficiência - PcD), ambulatório, sala de comunicação, sala de apoio CAEX, área de serviço, 24 banheiros em pontos estratégicos e também para PcDs, lavatório, elevador, cozinha de apoio, camarim (com banheiro, chuveiro e lavabo) e 14 depósitos. Além disso, o estacionamento conta com 400 vagas externas (sem cobertura) e um espaço dedicado à colocação de estandes e outro para um palco elevado, que permitirá o melhor contato dos artistas com o público frequentador.

Na entrada do Centro de Eventos está instalado um painel de pratos do projeto “Degustando Arte”, com obras de arte em cerâmica que homenageiam a Capital da Louça, uma iniciativa da Tau Vivências em Cerâmica, em parceria com a diretoria de Turismo da SMDET. Artistas ceramistas de todo o Brasil participam da Instalação Coletiva Permanente que exibe 300 pratos, dando as boas-vindas aos visitantes.

“Este espaço é um grande salto que damos para o desenvolvimento econômico de Campo Largo. O Centro de Eventos, além de muito esperado pelos campo-larguenses, significa mais possibilidades de fomentar o crescimento local e, especialmente, um setor muito importante para a economia, o de turismo e eventos”, destaca Mauricio Rivabem, prefeito de Campo Largo.

 

Informações gerais

Em uma área central do município, na Rua João Stukas, sem número, o novo Centro de Eventos ocupa um dos três lotes do imóvel onde ficava a planta industrial do Grupo Legrand, terreno que foi adquirido pela Prefeitura de Campo Largo. No local, já foram inauguradas a UBS Amadeu Mazzo e a Escola Municipal Anderson Paulart Junior, e agora fecha a ocupação da área com este novo espaço que deve movimentar ainda mais o bairro Botiatuva.

O Centro de Eventos Prefeito Emídio Pianaro Júnior já está com a agenda aberta para novos eventos, que será gerida pela diretoria de Turismo da SMDET. Conforme a regulamentação do local, o preço público de locação fica estipulado em vinte e cinco mil reais, contemplando o uso durante três dias (incluindo o período de montagem e desmontagem do evento).

A planta do Centro conta com diversas medidas de segurança adotadas, conforme legislação vigente, como: facilidade de acesso de viaturas; segurança estrutural contra incêndio; compartimentação horizontal (áreas) e controle de materiais de acabamento; extintores, hidrantes e mangotinhos; bem como saídas, iluminação, sinalização e plano de emergência; detecção, alarme e brigada de incêndio.

Todas as entradas e saídas são amplas e contam com piso plano. Já os corredores são livres de obstáculos, permitindo a fácil circulação de pessoas com mobilidade reduzida. Há banheiros adaptados com barras de apoio e espaço suficiente para manobras de cadeiras de rodas. E na área de estacionamento há vagas reservadas para pessoas com deficiência, próximas à entrada do pavilhão.