A cerimônia de inauguração do Centro de Eventos Prefeito Emídio Pianaro Júnior acontecerá no próximo dia 30, em um evento fechado, com a presença de convidados, onde acontecerá o corte de fita oficial. O espaço, localizado no bairro Botiatuva, que conta com uma área de 4.650 m2, passou por uma grande reforma, que iniciou em agosto de 2023.
A inauguração aberta ao público está prevista para acontecer no dia 1º de maio, com a realização do evento 1º de Maio Solidário 2025, uma festa promovida pelas Secretarias Municipais, em parceria com a Força Sindical do Paraná. Esse será o primeiro evento no local, voltado para os trabalhadores e famílias campo-larguenses.
Segundo informações oficiais da Prefeitura de Campo Largo, este espaço é voltado para a realização de eventos de pequeno e médio porte, sendo ideal para a realização de feiras, palestras, concertos, encontros e exposições, com capacidade de público de até sete mil pessoas.
Para transformar a antiga fábrica em um centro de eventos foi necessário um investimento de R$ 4.931.347,42. A planta do Centro de Eventos Municipal ocupa, contando com foyer (hall de entrada), espaços de tesouraria, bilheteria com cinco guichês (sendo um para pessoa com deficiência - PcD), ambulatório, sala de comunicação, sala de apoio CAEX, área de serviço, 24 banheiros em pontos estratégicos e também para PcDs, lavatório, elevador, cozinha de apoio, camarim (com banheiro, chuveiro e lavabo) e 14 depósitos. Além disso, o estacionamento conta com 400 vagas externas (sem cobertura) e um espaço dedicado à colocação de estandes e outro para um palco elevado, que permitirá o melhor contato dos artistas com o público frequentador.
Na entrada do Centro de Eventos está instalado um painel de pratos do projeto “Degustando Arte”, com obras de arte em cerâmica que homenageiam a Capital da Louça, uma iniciativa da Tau Vivências em Cerâmica, em parceria com a diretoria de Turismo da SMDET. Artistas ceramistas de todo o Brasil participam da Instalação Coletiva Permanente que exibe 300 pratos, dando as boas-vindas aos visitantes.
“Este espaço é um grande salto que damos para o desenvolvimento econômico de Campo Largo. O Centro de Eventos, além de muito esperado pelos campo-larguenses, significa mais possibilidades de fomentar o crescimento local e, especialmente, um setor muito importante para a economia, o de turismo e eventos”, destaca Mauricio Rivabem, prefeito de Campo Largo.
Informações gerais
Em uma área central do município, na Rua João Stukas, sem número, o novo Centro de Eventos ocupa um dos três lotes do imóvel onde ficava a planta industrial do Grupo Legrand, terreno que foi adquirido pela Prefeitura de Campo Largo. No local, já foram inauguradas a UBS Amadeu Mazzo e a Escola Municipal Anderson Paulart Junior, e agora fecha a ocupação da área com este novo espaço que deve movimentar ainda mais o bairro Botiatuva.
O Centro de Eventos Prefeito Emídio Pianaro Júnior já está com a agenda aberta para novos eventos, que será gerida pela diretoria de Turismo da SMDET. Conforme a regulamentação do local, o preço público de locação fica estipulado em vinte e cinco mil reais, contemplando o uso durante três dias (incluindo o período de montagem e desmontagem do evento).
A planta do Centro conta com diversas medidas de segurança adotadas, conforme legislação vigente, como: facilidade de acesso de viaturas; segurança estrutural contra incêndio; compartimentação horizontal (áreas) e controle de materiais de acabamento; extintores, hidrantes e mangotinhos; bem como saídas, iluminação, sinalização e plano de emergência; detecção, alarme e brigada de incêndio.
Todas as entradas e saídas são amplas e contam com piso plano. Já os corredores são livres de obstáculos, permitindo a fácil circulação de pessoas com mobilidade reduzida. Há banheiros adaptados com barras de apoio e espaço suficiente para manobras de cadeiras de rodas. E na área de estacionamento há vagas reservadas para pessoas com deficiência, próximas à entrada do pavilhão.