Unidades de Saúde Centro, Bateias, Ferraria e Vila Glória estarão abertas, vacinando a população de 5 a 59 anos, das 9h às 13h.O Sarampo é uma das principais causas de morte entre crianças pequ
A Prefeitura de Campo Largo abre nova campanha de vacinação contra o Sarampo. As Unidades de Saúde disponibilizam a vacina, gratuitamente, às pessoas de 5 a 59 anos de idade.
Para marcar e conscientizar a população sobre a importância da vacinação, visto que a doença novamente voltou como agravante social, dia 15/02 (sábado) será o Dia D de Mobilização Nacional contra o Sarampo.
Reforçando os serviços de saúde prestados no município, neste sábado (15/02), 4 (quatro) Unidades Básicas de Saúde estarão abertas, vacinando a população específica (5 a 59 anos): Unidade de Saúde Centro – Dr. Dante Castagnolli / UBS Bateias / UBS Ferraria / UBS Vila Glória. O horário de atendimento será das 9h às 13h.
A Secretaria de Saúde de Campo Largo alerta a população para se vacinar contra o Sarampo. A campanha é realizada em todo o país e reforça que a ÚNICA forma de prevenção é a VACINA. A baixa cobertura vacinal é apontada como a principal causa para a doença ter retornado ao Brasil.
O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa. Causada por um vírus com elevado poder de contágio, é transmitido por meio do contato direto (por tosse, espirros ou outras secreções) e pelo ar. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele (que surgem primeiro no rosto e se espalham pelo corpo), tosse, coriza e conjuntivite.
De acordo com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), a doença é uma das principais causas de morte entre crianças pequenas, mesmo havendo uma vacina segura e eficaz para preveni-la. Os sinais do Sarampo podem se confundir com outras doenças, como a Dengue; por isso, é importante procurar imediatamente um serviço de saúde para acompanhar o caso e fazer o diagnóstico laboratorial. (Fonte: FIOCRUZ)