Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 01:46:32
Geral

Campo Largo se despede do jornalista Osvaldo Zotto

Pessoa de alma pura, humilde, com amizades incontáveis e que se refletiram nas homenagens à família após sua morte. O jornalista e ex-vereador Osvaldo Andrade Zotto faleceu aos 69 anos de idade na manhã desta quint

Campo Largo se despede do jornalista Osvaldo Zotto

Pessoa de alma pura, humilde, com amizades incontáveis e que se refletiram nas homenagens à família após sua morte. O jornalista e ex-vereador Osvaldo Andrade Zotto faleceu aos 69 anos de idade na manhã desta quinta-feira (09), após três anos em tratamento contra um câncer. O velório aconteceu na Câmara Municipal de Campo Largo, a partir das 14 horas. O sepultamento foi realizado às 10h horas desta sexta-feira (10) no Crematório Perpétuo Socorro.

Sempre ligado à cultura, religioso, um amante da leitura, também amava a cidade e em toda sua trajetória foi envolvido com a comunidade de forma geral, especialmente na cultura e política. Ele era casado com Eliane, com quem teve três filhos: Thiago, Noely e Nataly

Osvaldo foi vereador por duas vezes, sendo o vereador mais jovem nas eleições de 1972. Por duas vezes ocupou o cargo de secretário de Educação, como também foi candidato a prefeito. Sempre muito sereno e humilde, era querido por todos que o conheciam. Cristão, desde cedo fundou grupos de jovens. Atualmente participava ativamente na Associação Evangélica de Campo Largo.

Nascido no interior do município de Campo Largo, distrito de Bateias, em novembro de 1950, lá ele começou o ensino primário e então foi para o Ginásio no Seminário Menor São José, de Orleans em Curitiba. Estudou o 2º Grau no Colégio Comercial Presidente Kennedy e formou-se em 1974 em Jornalismo pela Universidade Católica do Paraná, sendo um dos mais brilhantes campo-larguenses de sua geração.

Atuante na vida política, idealizou e ajudou a construir as Escolas Consolidadas de Três Córregos e São Silvestre. Com elas surgiu o Transporte Escolar no Brasil. Teve participação efetiva na implantação de escolas modelos para a época, como a Edgard Marochi. Foi um dos campo-larguenses que mais se empenharam na construção da Vila Olímpica da cidade.

Como jornalista, já foi colaborador da Folha de Campo Largo e foi fundador de três jornais: O Liberal, O Jornal de Campo Largo e o atual O Semeador. Também trabalhou como assessor de imprensa da Câmara e da Prefeitura de Campo Largo. No Facebook da Folha de Campo Largo, muitos inuternautas prestaram homenagem e contaram que tiveram oportunidade de conhecê-lo.

O prefeito municipal Marcelo Puppi, em condolências e respeito à família, decretou luto oficial por três dias.