Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 02:50:04
Geral

Erce promove ações de Natal que ajudam a mudar vidas

Para celebrar, a Associação Erceana, a Erce, promove algumas ações que podem mudar vidas. O clima dentro da instituição é de muita alegria, com todas as portas das salas de aula decoradas pelos alunos

Erce promove ações de Natal que ajudam a mudar vidas
O Natal, para grande parte da população brasileira, é sinônimo de alegria, casa cheia, presentes e fartura. Afinal, quem não gosta de comemorar essa data?
 
Para celebrar, a Associação Erceana, a Erce, promove algumas ações que podem mudar vidas. O clima dentro da instituição é de muita alegria, com todas as portas das salas de aula decoradas pelos alunos e professoras, com o tema de uma das festas mais aguardadas. 
Como em todos os anos, a Erce organiza ações de Natal para trazer diversão aos seus alunos e também tem como objetivo continuar mantendo a entidade que atua de forma independente, garantindo a inclusão desses alunos no Ensino Regular e no mercado de trabalho. Uma das missões da entidade é garantir condições igualitárias de conhecimento, ensino e aprendizagem, sempre se atentando e respeitando as diferenças de cada aluno.
 
Ao todo, 155 pessoas com algum tipo de deficiência, em sua maioria de 16 a 60 anos, são atendidas pela instituição. Este é o terceiro ano em que os alunos foram apadrinhados e escreveram cartinhas pedindo o que gostariam de ganhar de presente nesse Natal. Os pedidos são simples, apesar de não haver um valor definido. “Eles pedem caixas de bombom, chinelos, roupas e brinquedos. São pequenas coisas que fazem a diferença para eles”, afirma Mônica Rivabem, diretora da Erce. No dia 17 de dezembro, os alunos receberão os presentes em uma festa que já está sendo organizada.
 
Além das cartinhas com os pedidos, um bingo aberto à comunidade foi realizado no dia 7 de dezembro, com prêmios desde eletrodomésticos como batedeira, liquidificador e jarra elétrica, até almofadas, travesseiros e edredons, todos frutos de doação. No mesmo dia, também aconteceu um mini bazar, com roupas a preços simbólicos.
 
Doações, inclusive, são sempre muito bem-vindas por lá. Mônica reitera que a maior dificuldade está em comprar comida, já que alimentos como a carne, por exemplo, têm um valor maior e fogem do orçamento da instituição. “Nós precisamos de tudo, o que as pessoas puderem nos doar aceitamos. Mas realmente precisamos de mais doações de alimentos, que são mais caros”. A Erce está localizada na Rua Rui Barbosa, 848 – Centro.
 
Projetos sociais
Em julho deste ano, a Cocel, Companhia Campolarguense de Energia, anunciou apoio a projetos sociais que impactam na comunidade. O objetivo do programa é buscar o equilíbrio social e a cidadania através de incentivos financeiros. O intuito é tornar essas instituições ainda mais eficientes, dando suporte para que esses trabalhos continuem existindo. 
 Grande parte dessas instituições são ajudadas através do pagamento de faturas de energia elétrica, como é o caso da Erce. “Faz parte da missão da Cocel contribuir com o desenvolvimento de Campo Largo, e os projetos que serão apoiados cumprem um papel de grande importância para a construção de uma comunidade melhor”, diz José Arlindo Lemos Chemim, diretor presidente da Cocel. 
 
  A Erce já tem um convênio com a Cocel que arrecada doações feitas através da fatura de energia elétrica, essas contribuições são repassadas de forma integral à instituição. São aceitas doações de qualquer valor a partir de R$ 5,00. 
 
   A doação pela fatura deve ser autorizada pelo titular da unidade consumidora de energia, através de canais disponibilizados pela Cocel, como o aplicativo Cocel Mobile, o próprio site da companhia, por meio de ligação gratuita no número 0800-7262-121 ou até mesmo na sede da Cocel, que fica na Rua Rui Barbosa, 520.