Geralmente, as comidas das festas são mais regadas a guloseimas, o que pode ocasionar no ganho de peso. Porém, existem alimentos que podem deixar a ceia mais saudável e funcional
Para a maioria das pessoas, quando vem a época das festas de fim de ano, também vem a velha preocupação: “O que vou fazer para a ceia?”. Geralmente, as comidas das festas são mais regadas a guloseimas, o que pode ocasionar no ganho de peso. Porém, existem alimentos que podem deixar a ceia mais saudável e funcional.
“As pessoas devem aproveitar esse momento mágico e especial preparando alimentos tradicionais com toda família e consumindo de maneira correta. O que se deve evitar durante esse período é a ingestão de grandes quantidades de alimentos ricos em gorduras ruins e açúcares, ou seja, as tradicionais sobremesas, que em geral são feitas com grande quantidade de chocolates ao leite e leite condensado”, explica a nutricionista clínica e esportiva funcional Sinara Ribas.
A profissional destaca que uma boa opção de sobremesa é a salada de frutas, que podem incluir as frutas vermelhas e roxas preferencialmente, que além de colorir a mesa, possui várias vitaminas, minerais e fibras importantes para o equilíbrio do organismo. “Acrescentar oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes, macadâmia , entre outras, proporciona uma boa fonte de gordura poli-insaturada e nutrientes anti-inflamatórios, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, reduzindo colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos, e, por ser anti-inflamatórios, também ajuda na prevenção de diabetes”, orienta.
Outra opção saudável dada pela nutricionista é caprichar nos pratos de saladas. “É de extrema importância o consumo de saladas variadas. Os vegetais verdes escuros, tais como agrião, rúcula, couve e brócolis, são ricos em minerais como magnésio, zinco, cálcio e ferro, e vitaminas A, C, K, ácido fólico, que possuem benefícios na pele, olhos, cabelos e previnem doenças crônicas e ajudam no funcionamento intestinal. As saladas devem ser consumidas sempre em primeiro lugar durante a refeição”, ressalta.
“Seguindo um plano alimentar correto é possível controlar a ansiedade e evitar o grande consumo de alimentos calóricos e pobres em nutrientes nesta época. O equilíbrio é a palavra fundamental que não pode ser esquecida durante toda a vida, pois com o equilíbrio da alimentação, as pessoas conseguem aproveitar todos os momentos de maneira saudável e sem o famoso peso na consciência”, finaliza.