Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 01:30:18
Geral

Gratidão: o sentimento que pode impactar toda a sua vida

Um dos sentimentos mais sublimes do ser humano, a gratidão,  estimula melhora física e mental, comprovadas inclusive pela ciência
Gratidão: o sentimento que pode impactar toda a sua vida
Uma palavra pequena, que significa muita coisa e que está em alta, especialmente nas redes sociais: gratidão. Mas afinal, o que é ser grato e por quê isso é tão importante?
 
Angélica Neris, psicóloga (CRP 08/20866) e psicoterapeuta individual, casal e familiar, orientadora profissional, explica que a gratidão tem recebido muitas definições na Psicologia: emoção, sentimento, atitude, hábito, virtude moral, traço de personalidade.  “Tantos olhares para gratidão nos últimos tempos tem uma explicação: estudos têm constatado que pessoas gratas apresentam estados mentais mais positivos, se relacionam melhor, são mais atentas, cuidadosas e se sentem mais amadas e cuidadas.  A gratidão também parece contribuir para a qualidade de vida e bem-estar, já que ajuda as pessoas a responderem melhor a situações difíceis e a valorizarem as situações em que os outros são benevolentes com elas. Ou seja, quando se fala em gratidão nada é simplista, há várias definições e compreensões”, explica.
 
Angélica segue contextualizando que a gratidão faz com que a atenção se volte para reconhecer e desfrutar aquilo que temos, somos e fazemos com devido respeito, desde as coisas mais simples às mais extraordinárias. Sua prática tem trazido benefícios para o bem-estar emocional, com redução de níveis de ansiedade, depressão, estresse; e físico, com melhora do sono, redução de dores físicas, aumento de energia. Parte dessa melhora é porque as pessoas gratas tendem a se cuidar mais, cuidar da sua mente, da sua alimentação, fazer atividade física e ter um estilo de vida mais saudável, são mais ativas, mais vigorosas e têm maior probabilidade de alcançar seus objetivos e se sentirem realizados.
 
“Ser grato, além de trazer mudanças na vida, de acordo com alguns pesquisadores, também pode trazer mudanças cerebrais. Para eles, é como exercitar um músculo; quanto mais se exercita a gratidão mais poderá senti-la espontaneamente no futuro. Portanto, a gratidão altera fisicamente o cérebro, quanto mais você pratica expressar e sentir gratidão, mais isso se adaptará à sua mentalidade. Graças à neuroplasticidade, conseguimos treinar nosso cérebro a buscar momentos de gratidão”, diz. 
 
Mas vale lembrar que agradecer e ser grato são coisas diferentes, pois a gratidão se refere a algo que se sente, resultado de um processo, exige compreensão daquilo que se está sendo grato. “Para sentir gratidão é preciso ter humildade, aceitar as coisas boas e ruins que nos acontecem como parte da vida e entender que são necessárias para nossa jornada e para nossa aprendizagem. Agradecer, por sua vez, é um gesto, uma resposta, uma fala, e fazemos por educação, por gentileza, por consideração. Agradecer não exige amadurecimento”, diz.
 
Ser grato na adversidade
Ainda que a vida coloque obstáculos difíceis de serem ultrapassados, a gratidão também pode vir na adversidade. “Esta seria uma das ‘vantagens’ da gratidão, passar da melhor forma pelas situações difíceis da vida, já que alguns estudos sugerem que a gratidão aumenta a resiliência. O que não significa que diante de experiências negativas não haverá dor; gratidão não blinda de sofrer, sentir dor, ficar triste, ter raiva, até porque cada uma dessas emoções é útil e necessária, mas ela auxilia porque permite um olhar sob as situações e relações que é mais cuidadoso, atento e respeitoso. E, principalmente, não se pode esquecer que são as experiências negativas que, muitas vezes, permite você parar, desfrutar e relembrar as coisas simples e boas que você tem e pode ser grato”, finaliza.
 
Vamos praticar a gratidão
Angélica ressalta que há ainda poucos estudos sobre a gratidão, por isso não é possível constatar ainda se ela é aprendida ou é inata, contudo, sabe-se que há formas de praticá-la ou estimulá-la. Confira algumas atividades  que irão ajudar a tornar uma pessoa mais grata:
 
Pote da gratidão: Para fazer um pote de gratidão, você vai precisar apenas de um pote de vidro, uma caneta e post-it. Sempre que você viver um momento e se sentir grato às situações, coisas ou fatos, escreva em um papel e coloque no pote. Quando estiver passando por um momento difícil, resgate um papel e leia. 
 
Caderno da gratidão: Reserve um caderno e uma caneta e, assim como no pote, escreva momentos onde a gratidão prevaleceu. Releia quando um sentimento ruim ou desconfortável o atingir. 
 
Indicação de livro: “Caderno de exercícios de Gratidão”, editora Vozes. Há exercícios práticos e conteúdos ligados ao sentimento. Uma das atividades propostas neste livro é escrever uma carta para alguém e contar-lhe porque é grato.