Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 02:42:10
Geral

Zanlorenzi Bebidas divulga novas medidas para tratamento de efluentes

Alguns moradores ainda relatam mau cheiro vindo da empresa em alguns momentos e pediram novas explicações a respeito. A empresa anuncia a aquisição de um novo e moderno sistema de tratamento de efluentes.

Zanlorenzi Bebidas divulga novas medidas para tratamento de efluentes

Em julho deste ano, moradores da região do Ouro Verde manifestaram reclamações de um odor vindo da Zanlorenzi Bebidas, empresa tradicional na cidade. Na época, a Folha fez matéria explicando o motivo que ocasionou a situação, mas alguns moradores ainda relatam mau cheiro em alguns momentos e pediram novas explicações a respeito.

A maior novidade anunciada pela empresa para resolver de vez a situação, o que foi recomendado pelas consultorias contratadas, é a aquisição de um novo e moderno sistema de tratamento de efluentes, solucionando não só o problema atual, como suportando os próximos anos da companhia. “Tal instalação ocorrerá nos primeiros meses de 2020 eliminando por completo qualquer possibilidade de novas ocorrências. Trata-se de um sistema automatizado, com alta capacidade de tratamento, no conceito fechado, sem dispersão de gases ou exposição ao ambiente externo”, explicam os responsáveis.

Até então, desde quando a situação iniciou, estão realizando um processo de estabilização e controle biológico do sistema de tratamentos de efluentes da unidade fabril. Entre as medidas está a retirada de lodo da estação, novo protocolo de lavagem com redução na geração de efluentes, implantação de novas técnicas e ferramentas para realizar o procedimento.

A empresa reforça que o que gerou o odor não pode ser seguido de ações irresponsáveis que, sem base científica, possam vir a agravar ainda mais a situação. A partir da consultoria contratada, têm maior controle para manutenção de oxigenação, testes e retirada de resíduos do reator biológico, o que reduziu de forma relevante o mau cheiro.

Na época em que a Folha publicou a matéria, o responsável técnico havia explicado que por ser um sistema biológico, essa estação é como se fosse um corpo humano, o qual tem um sistema digestivo e libera um efluente. O fator que gerou a oscilação no processo e interferiu na ETE foi a combinação da água que lava os tanques com restos de sucos e vinhos. A Sanepar fornece um lodo ativado para fazer o tratamento desse efluente e torná-lo em boas condições para ser lançado na rede de esgoto. A bactéria é inserida e degrada a matéria orgânica para que o efluente final fique dentro dos parâmetros.

Desequilibrou essa combinação do que a bactéria se alimenta e como o efluente fica a céu aberto, como exigido, o mau cheiro dessa composição biológica acaba se espalhando.