Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 09:08:24
Geral

Festa do Agricultor movimenta Campo Largo com atrações musicais e valorização do campo

Festa do Agricultor movimenta Campo Largo com atrações musicais e valorização do campo

Campo Largo se prepara para receber, neste fim de semana, a 4ª edição da tradicional Festa do Agricultor. Neste ano, o evento será realizado no Parque Newton Puppi, espaço pensado para oferecer mais conforto e estrutura para o público. Marcada para os dias 26 e 27 de julho, a festa terá atrações entre 10h e 22h, com uma programação variada que mescla cultura, serviços, exposições e shows.
“Teremos shows maiores em dois dias, com artistas reconhecidos nacionalmente, a cantora Yasmin Santos, no sábado, e a dupla Munhoz & Mariano, no domingo. Além disso, ao longo de toda a programação da festa, teremos a apresentação de cantores e bandas locais, mais de 80 expositores que se inscreveram via edital, praça de alimentação e exposição de maquinários, implementos agrícolas e animais. Também haverá a feira de adoção de animais no sábado”, explica, em entrevista à Folha, o secretário Bohdan Metchko Filho, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.
Para esta quarta edição, está prevista a participação da Carreta Agro BB, do Banco do Brasil, algo inédito em Campo Largo. O projeto, de maneira geral, visa fortalecer o agronegócio local e a agricultura familiar, com foco no aprendizado e na realização de negócios. “Durante a Festa do Agricultor, esse espaço será destinado a atender e tirar dúvidas do produtor rural, oferecendo desde orientações técnicas, acesso às linhas de crédito disponíveis, informações sobre produtos e serviços para o campo e muito mais.”
No sábado, há uma programação especial, com a palestra “Liderança Feminina/Empreendedorismo”, às 10h; uma homenagem aos agricultores e a abertura da Carreta Agro Banco do Brasil às 14h; e, às 15h, a palestra de lançamento e reforço do novo Plano Safra. Já no domingo, haverá uma palestra às 11h, com o tema “Principais cenários para culturas locais”.
A programação já foi divulgada pela Prefeitura de Campo Largo. No sábado (26), no palco local, se apresentam: das 10h às 12h, Vaca Parada; das 12h30 às 14h, Tropel de Caudilho Gaúcho (Pagode Gaúcho). Às 13h, acontece o desfile de tratores, o “Tratoraço”, com saída do Posto Anastácio. Das 14h às 15h, está prevista a homenagem aos agricultores e a abertura da Carreta Banco do Brasil. Das 15h às 15h40, haverá apresentação de adestramento de cães da raça Border Collie; das 15h30 às 17h, apresentação do Grupo Projeto Samba Pagode; e, das 17h30 às 19h, da Banda Black Bear Ranch. No palco nacional, às 19h, está prevista a abertura oficial do evento e, às 20h, o show com Yasmin Santos.
Já no domingo (27), no palco local, se apresentam: das 11h às 12h30, o grupo Rastro Sureño; das 13h às 14h30, o Grupo Jeito Campeiro; e, das 14h30 às 15h30, haverá nova homenagem aos agricultores. As apresentações musicais retornam das 15h30 às 17h, com o Grupo Trancaço, e das 17h30 às 19h, com Alabama Colts. No palco nacional, às 19h, está previsto o encerramento oficial e, às 20h, o show nacional com Munhoz & Mariano.
Ainda na sexta-feira (25), acontecerá o evento que elegerá a Rainha, a Primeira Princesa e a Segunda Princesa da tradicional festa. A cerimônia será realizada a partir das 19h, voltada para convidados, na Casa da Cultura.
O secretário destaca que, para a realização do evento, foram mobilizadas diversas secretarias municipais, a sociedade civil organizada e contou também com o apoio de patrocinadores, apoiadores e lideranças políticas.

Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária
Com uma média diária de 20 a 30 atendimentos, o secretário Bohdan comenta que a pasta busca cada vez mais agregar serviços e meios de atender os trabalhadores do campo. “Temos um bom suporte do prefeito Mauricio Rivabem e da Secretaria de Governo para que pudéssemos montar uma equipe voltada a estruturar ainda mais os serviços e atender a quem nos procura. Trabalhamos em ações integradas com o Sindicato Rural, Senar, Cooperlargo e outros departamentos, que expandem as possibilidades para estes trabalhadores”, enfatiza.
Ele comenta que, entre as ações em andamento na secretaria, está o trabalho de engenheiros agrônomos em diversas propriedades, ao longo dos últimos dois anos, para auxiliar os produtores com noções de administração, técnicas agrícolas, dinâmica de produção e criação de animais, aproximando-os do poder público.
Outro exemplo citado é o programa Patrulha Rural, que auxilia os agricultores e pecuaristas com o uso de máquinas em seus próprios terrenos, melhorando acessos internos e outras demandas. O secretário também menciona o serviço de inspeção municipal, que atua na regularização de produtos feitos pelos trabalhadores rurais — como salames, compotas, geleias, entre outros —, favorecendo o escoamento da produção e o contato direto com o consumidor final, por meio de iniciativas como a feira que acontece todos os sábados pela manhã. Há ainda projetos em andamento para expandir essa feira para outras regiões, com locais e datas a serem definidos a partir de estudos e levantamentos técnicos.
“Neste ano, tivemos também o início dos trabalhos da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, que conta com um importante suporte do Legislativo Municipal. Temos em nosso planejamento a criação de novos projetos voltados à construção de mais hortas comunitárias, em parceria com o Desenvolvimento Social”, ressalta.
Outro tema em pauta na secretaria é o plano de manejo das Áreas de Proteção Ambiental (APAs), com foco especial nas regiões do Rio Verde e do Passaúna, consideradas de grande importância para Campo Largo. “O Governo do Estado, por meio da Sanepar, está realizando algumas oficinas para promover a discussão desses assuntos. Há, sim, uma preocupação com o meio ambiente, mas também com os proprietários e trabalhadores que têm seus terrenos nessas áreas. Tudo está sendo considerado, e esperamos encontrar a melhor solução ao final dessas reuniões”, completa, explicando que outras secretarias também estão envolvidas no processo.
O secretário finaliza comentando que a pasta está à disposição da população e localizada na Avenida Ayrton Senna da Silva, nº 3460.