Uma importante aquisição, que será de utilidade pública e um legado para as futuras gerações de Campo Largo
Uma importante aquisição, que será de utilidade pública e um legado para as futuras gerações de Campo Largo. Assim foi anunciada e comemorada a aquisição de grande parte do imóvel que era da Legrand na cidade, sendo mais de 16 mil metros quadrados em uma área de mais de 40 mil metros quadrados. A assinatura oficial do Termo de Apropriação entre Legrand e Prefeitura Municipal foi realizada nesta quarta-feira (04), com presença de muitas pessoas no gabinete.
Fábio Giovanni Sebastiano Sala, diretor da Legrand, veio da França para Campo Largo para poder formalizar a venda. “Estou em Campo Largo para finalizar esse pedaço da história da Legrand, que foi parada por decisão estratégica de deslocar a produção. Acaba uma história e começa uma história nova, com a satisfação de todos para utilização comum para o campo-larguense”, declara. Ainda brincou que acabou sendo um preço de venda muito conveniente para a Prefeitura, mas não para eles, mas mesmo assim agradeceu pelo negócio realizado. O imóvel estava avaliado em R$ 21 milhões, mas com anos de negociação e empresas que não conseguiram se instalar no local, a Prefeitura acabou conseguindo negociar pelo valor venal e ainda com desconto, tendo que pagar o valor de R$ 7,3 milhões.
O prefeito municipal, Marcelo Puppi, destacou durante a cerimônia a importância dessa aquisição para Campo Largo, tanto que estavam presentes diversas autoridades e destacou a parceria com a Caixa Econômica Federal – ali representada pelo gerente Alcione - que tem tornado possível a realização de muitos projetos na cidade. Puppi argumentou que a área da Legrand é uma continuação do Parque Newton Puppi e que envolve um processo histórico de Campo Largo. Enalteceu o início do processo cerâmico na região quando ainda muito jovens Orlando Schiavon e Pedro Puppi, como também João Stukas que fez da Lorenzetti a Porcelana do Paraná, além da importante representação de José Canisso, José Maria e tantos outros. Falou sobre o quanto a Lorenzetti foi importante, tantos que trabalharam e fizeram a vida com ela, e dela saiu outras empresas que movimentam nossa economia.
Projeto
A Prefeitura está adquirindo a parte principal da empresa – duas outras foram compradas por empresas privadas. O objetivo é que o local tenha um grande centro de eventos, que poderá ter exposições permanentes, também com centro de eventos de apoio. A ideia é que seja feita uma parceria público privada para a administração do mesmo, através de chamamento público e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo – Acicla. O local poderá ser sede para muitos dos eventos do calendário oficial municipal, como a Feira de Carro Antigo, Feira da Louça, entre outros. Para a construção da Unidade Básica de Saúde, diz que já estão buscando recursos, levando em consideração a necessidade da região.
O espaço também é suficiente para implantarem uma escola, possibilidade que ainda está sendo levantada, como também pode ser uma área para incentivar as startups de Campo Largo. Seria uma oportunidade de desenvolver novos negócios, com contrapartida de utilizar essas boas ideias no município, assim