Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 01:40:32
Geral

Falha no sistema fez com que mais de 100 multas fossem emitidas por engano

Um erro no sistema da Caixa Econômica emitiu cerca de 100 multas de EstaR a motoristas que já haviam pago a notificação. Prefeitura explica como proceder caso tenha recebido multa do Detran-PR

Falha no sistema fez com que mais de 100 multas fossem emitidas por engano

Um motorista campo-larguense procurou a Folha de Campo Largo para relatar que havia recebido uma multa por estacionamento irregular do Detran-PR, em decorrência de uma multa do EstaR que não havia sido paga. “Eu paguei essa multa, tenho o comprovante comigo, fui reclamar essa situação e descobri que vou ter que fazer uma justificativa, acabar perdendo tempo com essa situação que não foi um erro meu”, disse.

A Folha de Campo Largo entrou em contato com a Prefeitura de Campo Largo que esclareceu que as multas foram emitidas por conta de uma falha no sistema da Caixa Econômica Federal, que é a responsável por gerar o boleto e emitir o arquivo com os nomes dos notificados e multados. Entretanto, a resposta ressalta que o Departamento de Trânsito de Campo Largo (Deptran) está analisando caso a caso e revela que já foram constatadas mais de 100 pessoas com este mesmo problema.

“Pedimos para que pessoas que tenham recebido essa multa, apesar de terem pago a notificação do EstaR, procurem o Deptran e solicitem pelo servidor Adam. Se o motorista perdeu o extrato do pagamento, as lotéricas enviam todos os comprovantes para o departamento e o mesmo poderá ser encontrado”, esclarece.

As notificações do EstaR acontecem quando não há colocação de cartão, cartão vencido, estacionamento irregular (em vagas destinas a idosos, pessoas com deficiências, em locais destinados a motos, carga e descarga ou ao ultrapassar 15 minutos em vaga de farmácia, por exemplo). O valor é de R$15, pagável em casas lotéricas, quando o motorista recebe um bloco com dez cartões de 1h, podendo ser pago em até dez dias corridos. O recibo deve ser exigido no pagamento da mesma e é importante que o motorista o guarde.

O não-pagamento resulta em multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação, conforme o Art. 9º da Lei Municipal 2481/13.