Muitas pessoas aguardam o mês de novembro para realizarem as compras de Natal. Isso porque, desde 2010, os brasileiros adotaram a Black Friday
Muitas pessoas aguardam o mês de novembro para realizarem as compras de Natal. Isso porque, desde 2010, os brasileiros adotaram a Black Friday - um feriado de descontos americanos para a realização de compras de produtos variados, desde roupas, calçados, alimentos até eletrônicos, carros e empreendimentos imobiliários. No ano passado, a data movimentou cerca de 2,6 bilhões de reais no país, com ticket médio de R$ 608 por compra. Neste ano, a Black Friday acontece dia 29 de novembro e a expectativa é para uma movimentação ainda maior.
A data, então, torna-se uma oportunidade tanto para comerciantes, como para consumidores, segundo explica Rafaela Costa Bregoli, gerente da Acicla. “A Black Friday tem importância estratégica pela data em que ocorre, período antes do Natal, onde as vendas são normalmente menos intensas, mas as empresas já estão com estoques elevados e necessitando se capitalizar, a fim de pagar os compromissos financeiros referente às compras deste estoque, bem como para despesas extraordinárias como 13º salário dos colaboradores e salários de temporários que são contratados para o período de final de ano para atendimento dos clientes. Então é uma grande oportunidade.”
Conselhos para consumidores
É quase natural que ao ver as possibilidades de desconto, que podem chegar a 80%, 70%, algumas pessoas tenham o impulso da compra. Entretanto, é preciso avaliar antes para não se arrepender depois. “Em princípio, o consumidor deve fazer uma lista das suas prioridades e buscar adquiri-las antes, pois pode acabar empolgando-se e quando chega nos itens que eram sua prioridade o orçamento já estourou. Também é importante definir um orçamento, quanto está disposto a gastar. Uma boa pesquisa nas semanas antes da data para saber o valor dos preços em datas regulares e como sempre ter cuidado para não abusar do crédito, se colocando numa situação de fragilidade financeira no futuro”, recomenda.
As pesquisas são importantes para prevenir situações de preços anunciados de forma a ludibriar o consumidor. “Essa é uma prática antiga e que os estabelecimentos já deixaram para trás, pois é capaz de destruir a reputação. Mas, caso isso aconteça, o órgão de defesa ao consumidor é a instituição legítima para acolher as reclamações dos consumidores. Eles também estão anualmente elaborando listas de empresas que não respeitam a Black Friday para tomar medidas cabíveis”, reforça.
Ainda, ela aconselha a investir tempo, aproveitar para conhecer novos estabelecimentos e ser surpreendido com as oportunidades que pode encontrar. Este é um momento que há um fluxo maior de consumidores, por isso a paciência é fundamental. “Peça sempre nota fiscal, pois é a prova que o produto foi adquirido naquela data e naquela empresa. Não compre produtos falsificados, pois além de financiar uma indústria criminosa, poderá estar comprando produtos de qualidade duvidosa e poderá até estar colocando a sua saúde em risco. Por fim, faça deste momento um momento feliz, de realização de um sonho ou desejo pessoal”, aconselha.
Conselhos para comerciantes
Também é preciso dar dicas aos comerciantes sobre como aderir à data e conseguir impulsionar as vendas. Rafaela primeiramente enfatiza que a ação promovida pela empresa deve ser planejada, em especial as que se referem a datas comemorativas e com apelos comerciais, já que o período de apelo comercial da data é sempre curto, com duração média de uma semana, no máximo. “Neste período não dá para improvisar. Ou se construiu uma boa proposta, um bom apelo, uma boa oferta ao público alvo e as vendas acontecerão, ou o comerciante ficará à margem das oportunidades que o período oferece”, diz.
Essa é uma dica importante para os estabelecimentos menores ou que inauguraram há pouco tempo por dois motivos principais, segundo explica. O primeiro, é porque precisam se consolidar no mercado, atrair clientes e apresentar uma proposta mais atrativa, inovadora e sedutora que os demais comerciantes; o segundo é pela facilidade em ser inovador em um pequeno ou novo negócio, pois as dificuldades neste sentido são maiores para quem já está historicamente consolidado, os clientes já criaram um conceito sobre o estabelecimento e arriscar perder o que já se conquistou sempre exige maior cuidado.
“É importante entender cada data e na Black Friday, por exemplo, o consumidor tem pré-concebido a ideia de que comprará o produto por preço vantajoso, com um bom desconto.
Nesse sentido, nós devemos respeitar o espírito de cada data, não buscar estratégias no sentido de ludibriar o consumidor, como acontece em muitas grandes redes, aumentando o preço do produto semanas antes e na semana vender o produto pela metade do dobro do preço, ou seja o mesmo valor”, recomenda. Outras orientações são sobre o atendimento, que fará ele voltar no futuro, respeito a todos os direitos do consumidor, a construção de um banco de dados dos novos clientes, envio de uma mensagem agradecendo a visita ou a compra realizada no período e usar a data como a ponte entre a empresa e o cliente para as compras de Natal.
Como diz o ditado, a “propaganda é a alma do negócio”. Por isso, Rafaela enfatiza que a divulgação é importante na medida em que de nada vale todo esse esforço, se desta data não forem conquistados e as vendas incrementais sejam realizadas. “O público que não frequenta o estabelecimento precisa ser alcançado e é a divulgação que fará a mensagem chegar a esse público. Mas tão importante quanto a divulgação prévia, é saber que público que você quer alcançar. Quem é esse cliente que você busca e a comunicação deve ser adequada e ajustada para este público-alvo”, finaliza.