Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 03:28:28
Geral

Saúde reforça necessidade de buscar imunização contra o sarampo

São sete casos confirmados de sarampo pela Secretaria de Saúde de Campo Largo, e mais quatro casos estão sob suspeita e aguardam o resultados dos exames

Saúde reforça necessidade de  buscar imunização contra o sarampo


São sete casos confirmados de sarampo pela Secretaria de Saúde de Campo Largo, e mais quatro casos estão sob suspeita e aguardam o resultados dos exames. Entretanto, apesar da doença estar se alastrando cada vez mais, a imunização – o método mais eficaz para prevenir o sarampo – ainda tem baixa procura nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A Vigilância em Saúde informa que quase todos os bairros registraram um caso suspeito, inclusive o interior, porém ainda a procura permanece baixa. Nos próximos dias 18 a  25 de novembro acontecerá uma grande Campanha de Vacinação em todas as UBS, tanto urbanas como do interior, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30. Apenas na Unidade da Ferraria, devido o horário estendido à vacinação, a mesma pode ser feita até as 19h30.

No final do mês, dia 30, sábado, acontecerá o Dia D em todas as Unidades urbanas. Pessoas que ainda não tenham sido imunizadas devem se dirigir até as UBS portando documento oficial e carteira de vacina.

Sintomas do sarampo
Segundo texto divulgado pelo Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Em torno de três a cinco dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 05 anos de idade.

Indicação para vacina
O Ministério da Saúde recomenda: “Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra). Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano). Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Adultos que tomaram apenas uma dose até os 29 anos de idade: Se você tem entre 01 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina; quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

A vacina é contraindicada durante a gestação, pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê”.