Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 04:37:51
Geral

Prefeitura deve passar por novas mudanças administrativas

Deixa de existir o cargo de secretário adjunto e Secretaria de Comunicação é extinta

Prefeitura deve passar por novas mudanças administrativas

Já foi apresentado em plenário na Câmara Municipal e tem sido discutido o projeto de Lei nº 076/2019 do Executivo para realizar algumas mudanças administrativas na Prefeitura. No início da gestão de Marcelo Puppi, já foi realizada uma grande reforma, mas que agora precisava de alguns ajustes.

O prefeito explicou à Folha que, quando assumiu, a Prefeitura tinha 2.900 funcionários e cerca de 330 cargos comissionados. Atualmente, diz que não passa de 90 pessoas que não são servidores públicos e que hoje ocupam essas posições, em um total de 3.200 funcionários em todo o Executivo. Complementa que aumentou o número de funcionários também pela necessidade de tornar os médicos, antes terceirizados, em servidores concursados. A quantidade de secretarias, que no início da gestão eram 17, agora passam a apenas dez.

Segundo ele, por lei, todos os cargos comissionados precisam ser posição de chefia e a Prefeitura precisou fazer ajustes porque havia posições de diretoria sem equipe suficiente para exercer tal cargo. Para não se obrigar a contratar mais pessoas e onerar ainda mais o sistema, foram precisos estes ajustes.

O primeiro principal ajuste deste projeto apresentado é sobre o cargo maior na Prefeitura que é o de assessoria de planejamento, função com salário maior que o dos secretários. Essa função era necessária porque a Prefeitura não tinha as certidões e era esse profissional que colocava ordem em todo secretariado. Hoje, organizada, a Prefeitura não precisa mais desse cargo.

Marcelo explica que seu entendimento sempre foi de que o secretário cuidava da pasta como um todo enquanto os subsecretários seriam para cuidar de projetos dentro da pasta. Mas os secretários adjuntos, criados na última reforma, não podem ser ordenadores de despesa e com isso perde muito da função. Então, os adjuntos – que eram 14 - vão passar a ocupar cargos de diretores e com isso também haverá redução de salário em cerca de mil reais.  Essa é a segunda situação de maior mudança no projeto.

A terceira principal mudança é que a Secretaria de Comunicação será extinta e está se tornando duas assessorias dentro da Secretaria de Governo. Essa secretaria que ficará responsável por toda política e atividades de comunicação social da Prefeitura, como a divulgação de projetos e notícias de interesse do Município. A Cultura, que também estava atrelada à Comunicação, agora passa a ser uma responsabilidade da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.

Novidades
Durante a entrevista, Marcelo também destacou sobre o Natal que está sendo organizado e que deve proporcionar uma bonita comemoração aos campo-larguenses, superando as expectativas do ano passado.

Após conversa com o secretário estadual de Saúde, disse que há dois novos importantes investimentos para Campo Largo, como uma nova Unidade de Saúde no Três Rios, como também um moderno equipamento de Raio X que deverá ser colocado na nova UPA.
Além disso, em breve sairá a reforma do Casarão do Parque Newton Puppi, como também algumas obras de melhorias. A Rodoviária, que estava com questões burocráticas a serem resolvidas sobre documentação de propriedade, que impedia investimentos, agora está em fase de abertura de