Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 05:46:44
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Opinião

O trabalho é valorizado e recompensado

Na inauguração de uma grande loja esta semana, o Padre Chemin disse importantes palavras sobre o trabalho, que estimulou a reflexão de todos os que estavam presentes

O trabalho é valorizado e recompensado

Na inauguração de uma grande loja esta semana, o Padre Chemin disse importantes palavras sobre o trabalho, que estimulou a reflexão de todos os que estavam presentes.
Com a correria do dia a dia, ainda mais em um compromisso de trabalho, para alguns uma situação política ou até social, uma brecha se abre para o aprendizado e para enxergar a situação não só de forma racional, mas o significado que tem de forma mais abrangente.

O anúncio de empregos hoje é ainda mais valorizado. Em nossa rede social constantemente vemos muitas vezes o desespero das pessoas procurando uma colocação no mercado. São milhões de desempregados no Brasil que muitas vezes não sabem para onde correr e não conseguem ter acesso a oportunidades. Por isso, tão importante que políticas públicas sejam o apoio destas pessoas e tão significativo quando podemos ficar mais otimistas ao serem abertas novas empresas que gerem cinco, 40 ou mais empregos.

Cada um destes empregos representa uma família que está sendo melhor assistida, que passa a ter mais condições e a garantia do pão na mesa. E que cada trabalhador consiga enxergar a essência do que está fazendo diariamente, que pode ser considerado um privilegiado por estar ocupando determinada posição. Mas também, como falado pelo Padre Chemin, um cidadão não é valorizado por passar o dia rezando, mas sim se ele é um reflexo do que ele reza. É preciso ser bondoso, justo e exercer a profissão com um propósito. Todo o trabalho e esforço é recompensado na vida, em cada conquista.

O verdadeiro marketing de uma empresa são os funcionários, como afirmou o padre. Quando se faz o que se ama, mostra-se o diferencial. Há muitas pessoas que hoje querem emprego e não trabalho – querem receber no final do mês, mas sem se esforçar para isso. O resultado é mediante o esforço de uma vida, mas hoje o mundo é imediatista. Que nossos esforços sejam por um propósito de fazer o que amamos e que assim possamos dar o nosso melhor para quem está à nossa volta.

Logo mais começam a surgir as vagas temporárias - ainda que em nosso município, elas sejam raras, há vagas em cidades vizinhas, que podem contratar também pessoas da Região Metropolitana. É mais uma oportunidade de demonstrar o valor de um trabalho bem feito, para quem sabe, acontecer uma contratação efetiva no futuro. A vida do brasileiro tem sido desta forma, trabalham prestando serviço, com a intenção de conseguir ter carteira assinada no futuro. Ele é tão criativo que consegue inventar trabalho onde ninguém imaginou, transformando em função.

O que não podemos perder são as nossas capacidades de sermos versáteis, criativos, comunicativos, honestos e trabalhadores. É preciso incentivar as novas gerações a não perderem essas características, pois sabemos que o mercado a cada dia mais se mostra mais competitivo, seletivo. Há atributos que não são aprendidos nos livros, inertes às pessoas e que podem fazer toda a diferença na hora dela exercer sua função, seja ela qual for. É esse o ponto da virada, que pode ser o que vai encaminhar alguém ao sucesso.