Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 03:40:35
Geral

Festival de Teatro de Campo Largo terá 138 apresentações

Com o tema “Para viver a magia da arte, não existe tempo, nem idade!”, o festival conta com a participação de diversos grupos de teatro e peças de vários estilos para público adulto e infantil

Festival de Teatro de Campo Largo terá 138 apresentações



Campo Largo volta a sediar um Festival de Teatro com o apoio da Companhia Campolarguense de Energia – COCEL, através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice). Entre 15 de outubro e 30 de novembro serão realizadas 138 apresentações, sendo 96 em escolas públicas municipais. A mostra oficial, com 42 apresentações, será realizada no Inspirarte Centro Cultural, entre outros espaços. Com o tema “Para viver a magia da arte, não existe tempo, nem idade!”, o festival conta com a participação de diversos grupos de teatro e peças de vários estilos para público adulto e infantil.

O Festival de Teatro está em sua 12ª edição e a expectativa é alcançar um público de 15 mil pessoas. O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, ressalta a importância de contribuir com a cultura no município e levar o teatro às escolas, gratuitamente. “Crianças que talvez nunca tenham tido a oportunidade de ir ao teatro poderão assistir peças de altíssima qualidade, valorizando a produção cultural de Campo Largo”, completa o diretor.

O apoio da Cocel é realizado através de incentivo fiscal, parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que seria pago ao Governo do Estado é investido na cultura do município. “O Governo do Estado é o responsável pela seleção dos projetos e por toda a fiscalização, a Cocel apoiou os três projetos que seriam realizados exclusivamente em Campo Largo aprovados pelo PROFICE – o Festival de Teatro, as oficinas de cerâmica do Projeto Tauá e ainda o projeto de preservação da cultura polonesa do Grupo Wiosna”, conta Chemin.

O produtor do Festival, Luiz Gustavo Torres, conta que há vários profissionais do município participando do evento, incluindo atores e produtores - como os integrantes do Grupo Ditirambos. Torres conta ainda que grupos nacionalmente reconhecidos pela qualidade do trabalho estarão no Festival de Campo Largo, como o Grupo de Teatro Lala Schneider, Cena 1 e Barracão Encena. As apresentações em escolas serão totalmente gratuitas e metade dos ingressos da mostra oficial será destinada a convidados de escolas públicas. A programação completa do evento pode ser conferida em www.cocel.com.br.

Incentivo ao teatro
Desde 2003, o produtor de teatro, Luiz Gustavo Torres, organiza o projeto de Festival de Teatro, que hoje acontece também via Lei de Incentivo. As duas últimas edições, 2016 e 2019, conseguiu passar nos editais do Estado do Paraná, além do patrocínio da Cocel. Antes disso, o Festival acontecia com apoio das empresas locais, o que impossibilitava de fazer o evento ser mais abrangente. Com essa nova oportunidade, foi possível democratizar o acesso e a inserção da comunidade, conforme explica.
“Haverá quatro apresentações de rua na Praça Getúlio Vargas, apresentações no CEU das Artes, no Jardim Meliane e no Centro da Juventude, além das apresentações no Inspirarte. Para as escolas serão 10 espetáculos diferentes apresentados nas escolas, mas não serão abertos para a comunidade assistir”, explica.

Na Inspirarte será cobrado o valor de R$ 10 por pessoa, com capacidade de 120 pessoas no local. “Com o Festival de Teatro nós vamos conseguir abranger um maior número de pessoas, tendo em vista a criação de um hábito e gosto das pessoas por ir ao teatro. Cada espetáculo é único, diferente de qualquer outra arte. É muito importante que os campo-larguenses valorizem essa forma de expressão”, finaliza.