Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 03:55:07
Geral

Grandes variações de clima marcarão a Primavera 2019

Na estação das flores, confira conselhos para manter as plantas bonitas durante esta época do ano

Grandes variações de clima marcarão a Primavera 2019

O início da Primavera veio acompanhado do frio e dos dias cinzas, mas segundo a meteorologia, dentro dos próximos dias são esperadas temperaturas acima dos 34ºC, intercalando entre horários com sol e horários de chuva. De acordo com o Simepar, no período da primavera observa-se um aumento natural no volume das chuvas em todo o Paraná, assim como as rajadas de ventos fortes, granizos e muitos raios.

“A tendência das temperaturas é de que os valores fiquem próximos ou acima da média histórica. O início da estação apresenta maior amplitude térmica - diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários, a qual diminui progressivamente à medida que o Verão se aproxima. Grandes variações na temperatura ocorrerão em períodos curtos de horas a poucos dias devido ao rápido deslocamento de frentes frias e tempestades intensas.

Contudo, a previsão desses eventos está inserida no prognóstico de tempo. O regime das chuvas no Estado do Paraná ao longo da primavera irá acompanhar o comportamento médio histórico, exceto no mês de outubro, que deverá registrar chuva abaixo da climatologia. A ocorrência de chuvas fortes e volumosas, acompanhadas de grande incidência de raios e rajadas de vento fortes, faz parte da climatologia da estação. Contudo, a previsibilidade desses fenômenos é de horas a alguns dias”, diz o informativo do Simepar, divulgado no início desta semana.

A primavera é conhecida por ser uma das mais belas estações, por causa das flores, que deixam os locais mais coloridos e bonitos. Camila Colaço, empresária no ramo de jardinagem e floricultura, conta que a marca registrada da estação são os ipês e as primaveras que ficam bem floridos. Algumas espécies preferem locais mais úmidos e sombreados, como o beijo japonês. “Cada planta tem sua necessidade e é importante perguntar ao florista antes de adquirir, já que elas exigem cuidados com adubação, rega e luminosidade, independente se é folhagem, hortaliça, ou flor.”

Para quem prefere cultivar suas plantas em vasos, é importante tomar mais cuidado com o substrato que será usado, já que, segundo Camila, precisa ter mais nutrientes, se comparado a uma planta direto no solo. “A questão do substrato é fundamental para o bom desenvolvimento das plantas no geral. Além disso, as adubações devem ser feitas com a frequência que a planta exige, para que fique sempre bonita. Isso vale até para gramados. Sempre que comprar uma nova planta, não esqueça de perguntar os cuidados, em que tipo de ambiente a planta se adapta, a adubação e frequência de rega. Com os devidos cuidados você terá uma planta bonita e saudável sempre”, enfatiza.

Os cactos e as suculentas, plantas queridinhas do momento, são ideias para quem não tem muito tempo, já que são regadas apenas com uma borrifada de água no substrato quando está seco e não gostam de sol pleno.
Para quem cultiva árvores frutíferas, Camila diz que é imprescindível realizar a adubação nesta época, pois é momento de florada. Como há vários tipos de adubos, orgânicos, minerais e químicos, a profissional indica que seja verificado diretamente com o florista qual o melhor tipo para a árvore.