O foco para as atuais mudanças no trânsito de Campo Largo tem sido a implantação de binários da Av. Padre Natal / Rua Aloísio Domanski até a Rua João Batista Valões, como também da
O foco para as atuais mudanças no trânsito de Campo Largo tem sido a implantação de binários da Av. Padre Natal / Rua Aloísio Domanski até a Rua João Batista Valões, como também da Av. Vereador Arlindo Chemin até a Francisco Xavier de Almeida Garret - ruas que contemplam a Zona Central de Tráfego. O objetivo é deixar o trânsito mais organizado, seguro e com maior fluidez.
Além do novo sentido das ruas, há nova pintura de faixas e sinalizações vertical e horizontal, conforme explica o secretário de Ordem Pública, Samir Moussa. Ele destaca a grande transformação na cidade e o quanto as sinalizações estão valorizando as vias e direcionando melhor o trânsito.
Entre as recentes mudanças, foram retirados “bicos de calçada” na Rua Marechal Deodoro, em trechos que cruzam a Rua Barão do Rio Branco e a Oswaldo Cruz, pois na lateral esquerda da Marechal não se pode mais estacionar e foram sinalizadas duas vidas para passagem de veículos.
A mudança na Marechal era importante para também se adequar ao novo fluxo de veículo que passará a ter com a mudança de sentido na Xavier. Será a opção de via para quem quer ir sentido ao Centro e não vai optar pela Av. Vereador Arlindo Chemin.
A Rua Engenheiro Tourinho também foi alterada, ficando no mesmo sentido das ruas Dom Pedro II, Rui Barbosa e Domingos Cordeiro. O sentido em duas quadras da Rua Gonçalves Dias e da Barão do Rio Branco tiveram alteração e ficam no sentido como as ruas Oswaldo Cruz e João Batista Valões.
Outra alteração que será realizada em breve será na Rua Generoso Marques, que passa em frente ao Hospital São Lucas. Ela terá sentido único até a Rua Monsenhor Aloísio Domanski, que irá contribuir consideravelmente para reduzir o fluxo de veículos na Av. Centenário. As vagas para estacionamento continuarão nos dois lados da via.
Xavier da Silva e Pigatto
Uma das mudanças mais significativas no trânsito central de Campo Largo já começou a ser aplicada nesta quinta-feira (26). A Rua Xavier da Silva terá sentido único desde a Rua João Batista Valões (do Posto 3L) até a Av. Padre Natal Pigatto, de onde já foram retirados os canteiros.
Na Avenida Padre Natal Pigatto, ao chegar próximo à rotatória da Xavier, as duas pistas foram direcionadas para apenas uma, para maior segurança, e na continuação após essa rotatória terá duas pistas no sentido até a Rua Centenário para fluir melhor o trânsito e separar para quem continua nesta via ou entra na Marechal.
Já não é mais permitidido entrar da Pigatto à direita na Xavier e nem da Engenheiro Tourinho à direita para a Xavier. Aos poucos, novas ruas se adequarão a esse novo sentido. Serão retirados os semáforos do sentido contrário da Xavier e o ponto de ônibus em frente à Havan será colocado em outro local.
Planejamento
Há mais de 12 anos a cidade não recebia pintura viária, conforme comenta Samir. Há seis meses uma equipe da Prefeitura está estudando e planejando estas mudanças para trazer mais segurança e deixar o trânsito mais organizado, para melhor fluxo de veículos devido a crescente demanda. Essa equipe é composta por engenheiras, arquitetas, Deptran e equipes das secretarias de Urbanismo e de Ordem Pública.
A Folha teve acesso ao projeto, que é bem detalhado, com desenhos representativos de todas as vias e mudanças, como também com a nova sinalização.