Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 04:35:26
Geral

Jovem que viu na escrita um alívio, inspira mais de 250 mil pessoas nas redes sociais

Jean Gabriel Naiser sofreu um grave acidente de carro no ano passado e encontrou na
poesia uma terapia, que também ajuda milhares de pessoas

Jovem que viu na escrita um alívio, inspira mais de 250 mil pessoas nas redes sociais

O jovem campo-larguense Jean Gabriel Naiser (20) tem ajudado muitas pessoas com textos publicados no Instagram e também no Facebook. Ele, que sofreu um grave acidente de carro em novembro de 2018, viu na escrita, juntamente com a terapia, a possibilidade de recomeçar e até mesmo ter uma válvula de escape, que acabou inspirando outras milhares de pessoas nas redes sociais. Ele é proprietário das páginas @relateipoesia, que somadas são 250 mil seguidores.

“Na verdade eu sempre gostei muito de escrever, mas desta vez foi diferente. Eu comecei a escrever porque não conseguia falar o que eu sentia realmente. Foi um momento muito difícil da minha vida e eu precisava muito desabafar. Os textos surgiam na minha mente de forma muito natural e eu apenas passava para o papel e comecei a publicar na internet porque pensava que isso poderia ajudar outras pessoas também.”

No início, a maioria do seu público eram adolescentes e jovens, muitos deles que ainda pedem conselhos ao campo-larguense por meio das mensagens diretas. “É quase impossível responder todos os directs que me mandam, porque é direto. Antes eu tinha alguns amigos que ajudavam, agora sou só eu mesmo. É muito gratificante saber que tem pessoas que confiam em mim e conseguem perceber que tudo o que eu escrevo vem do meu coração”, diz Gabriel.
Ele revela que já tem material para mais de um mês de publicação e que tudo à sua volta e momentos simples do dia a dia acabam se tornando inspiração para a escrita. A grande maioria dos textos agora são de incentivo e motivacionais.

Questionado sobre qual o texto que ele mais gosta, ele respondeu: “Eu espero que você pare tudo que está fazendo agora e leia essa publicação. Eu sei que às vezes a vida joga a gente no chão, que tudo parece dar errado e que o vento parece estar soprando contra. Sei que às vezes os sonhos parecem cada vez mais distantes, a saudade vem, a tristeza bate na porta e a rotina te cansa. Mas quero que saiba que todo céu nublado é passageiro, que toda lágrima seca, e que toda luz que queima pode ser trocada e irá ascender novamente, tá? Que toda dor que há em você seja tão passageira quanto a tempestade, e que a fresta do sol sempre chegue nos dias frios para te mostrar que a chama ainda existe dentro de você e que nenhuma dor será eterna. Eu quero que saiba que o mundo pode te jogar no chão milhares de vezes, mas que eu quero te ver em pé, há alguém nesse mundo que quer te ver sorrir e esse alguém sou eu. Não desiste, tá?”.

As redes sociais
Ele faz faculdade de Design Gráfico e editou no Photoshop o e-card para um livro virtual, que é publicado diariamente e já são mais de 520 textos no Instagram, com publicações que chegam a marcar mais de 60 mil curtidas. Hoje a página @relateipoesia no Instagram está com 203 mil seguidores e a página no Facebook, de mesmo nome, mais de 47 mil seguidores, sendo que ele iniciou no mês de junho. A média de compartilhamento por publicação no Instagram – envio de directs, repostagens e stories – chega a sete mil, com uma movimentação na página superior a 60 mil pessoas por semana. São aproximadamente 11 mil seguidores novos por semana, conseguidos todos de forma orgânica.

Estes seguidores são espalhados por todo o país, mas se concentram principalmente em Campo Largo, Rio de Janeiro e São Paulo. Gabriel tem também seguidores em outros países, principalmente em Portugal.
Gabriel conta que já conhecia como as ferramentas do Instagram funcionavam e agora está aprimorando ainda mais o seu conhecimento.

Projetos futuros
“Algumas pessoas já me disseram para eu publicar um livro físico com meus textos. É uma possibilidade futura também, mas envolve mais coisas. Também perguntam muito se um dia eu pretendo me tornar um escritor, um psicólogo ou até coach, mas eu gosto muito da faculdade que estou cursando e sempre foi meu sonho. Mas, no futuro esta é uma possibilidade também”, diz.

Ele também trabalha com a possibilidade de fazer vídeos para o YouTube ou mesmo para o Instagram, pelo IGTV, porém é algo que ele ainda está estudando. Algumas pessoas também pedem para que ele realize encontros com os seguidores – uma prática comum entre os influencers digitais –, o que também pode vir a acontecer.
Para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de Gabriel nas redes sociais basta segui-lo em @relateipoesia.