Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 08:22:04
Saúde

Alimentação correta durante o inverno beneficia o corpo e aumenta a imunidade

O segredo do inverno é buscar qualidade e variedade. Isso não é desculpa para exagerar e comer tudo o que estiver na frente. Uma boa alternativa para continuar com o consumo de legumes e verduras é refogar eles, para cons

Alimentação correta durante o inverno beneficia o corpo e aumenta a imunidade

Durante o inverno, naturalmente as pessoas costumam comer em maior quantidade. A comida passa a ser mais gordurosa, as saladas e frutas não ganham tanto espaço, e junto com a alimentação errada chegam as consequências, inclusive o ganho de peso. Porém, quando consumidos corretamente, podem beneficiar muito o corpo.
A nutricionista e coach Juliane Pangracio Nerone explica que durante os dias mais frios o ser humano acaba aumentando o gasto energético para manter a temperatura do corpo adequada. “É comum o desejo de carboidrato e gordura, deixando de lado o consumo de salada e legumes frios no almoço e jantar. O segredo do inverno é buscar qualidade e variedade. Isso não é desculpa para exagerar e comer tudo o que estiver na frente. Uma boa alternativa para continuar com o consumo de legumes e verduras é refogar eles, para consumi-los quentes. Podemos também fazer cremes, refogados, sopas e caldos deliciosos com esses alimentos.”
Comidas de inverno
Apesar destes últimos dias terem sidos de sol, com temperaturas amenas, comidas típicas dessa época estão à disposição de todos, e consumi-las é sempre uma boa ideia. Pensando nisso, separamos algumas opções e a nutricionista contou um pouco dos benefícios destes alimentos.
 

Pinhão: essa semente é rica em fibra, vitamina E, ferro, zinco, cobre e magnésio. Dra. Juliane indica em seu consultório como uma fonte de substituição de alguns carboidratos.
Vinho: Juliane indica que a melhor opção desta bebida com álcool é vinho tinto seco, mas alerta que sempre deve ser consumida com moderação. Ela diz ainda que o vinho é uma fonte de resveratrol e bioflavonoides, potentes antioxidantes que retardam o envelhecimento do organismo.
 

Frutas: As frutas, além de ricas em vitaminas e minerais, contribuem também para o controle da saciedade. Uma dica é sempre consumir as frutas que estão mais em conta no mercado, feira ou casa de fruta, pois indicam que são da estação. “No inverno temos muitas opções de frutas ricas em vitamina C e betacaroteno, como laranja, poncã, kiwi e caqui. Essas frutas acabam fortalecendo o sistema imune”, indica.