Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 08:37:30
Geral

Filme é gravado em Bateias com atriz global na cena

Baseado no livro de grande sucesso de Zíbia Gasparetto, um romance psicografado, filme traz uma marcante mensagem

Filme é gravado em Bateias com atriz global na cena
Bateias recebeu, nesta terça-feira (18), uma grande equipe para gravação do filme ‘Nada é por acaso’, que será lançado em março do próximo ano. A global Giovanna Lancelotti foi uma das atrizes que contracenou. O lugar escolhido foi o Auto Posto Piegel, na Estrada do Cerne, com gravação de duas cenas – na rodovia e principalmente em uma ampla área na parte de trás do posto, com vista para uma área verde.
O produtor executivo do filme, Ricardo Lima, explicou à Folha que estava sendo gravada ali uma das primeiras cenas do filme, em que Marina (Giovanna) vai conversar com uma mulher que lhe dá um carro de presente por algo que ela fez. “É onde começa a história.  É aquele ponto de curiosidade do porquê ganhou o carro e as sacolas”, comenta ele, detalhando que é uma adaptação do livro da Zíbia Gasparetto que vendeu mais de cinco milhões de cópias. “Romance bem feminino, pouco de thriller, de aventura, de perseguição policial”, completa.
Precisavam de um lugar bonito, que tivesse uma ideia de um lugar tranquilo. Ricardo detalhou que a maioria da equipe de produção e atores são de Curitiba e conhecem bem a região. “Precisava de muitas cenas de estrada e quando veio o pedido de locação sabíamos que encontraríamos aqui”, diz, explicando que precisavam de um lugar reservado para também ser mais particular de acordo com a necessidade do filme, da cena que seria gravada. 
No filme aparecerá o Posto Piegel quando o carro chega, a cena do encontro das duas atrizes e um pouco da estrada. Foi um dia inteiro de gravações, pois, segundo ele, é preciso repetir as cenas analisando vários aspectos, como a posição do sol, luz, atuação, o figurino, a maquiagem, cabelo, movimento da câmera perfeito. A autonomia para seguir ou não é do diretor, mas que também recebe orientações de todos os profissionais envolvidos que estão avaliando a cena. 
“Esperamos que as pessoas se empolguem muito com o filme. Um trabalho feito com muito carinho, que valoriza profissionais do Estado. O filme tem uma história especial e vão se divertir e se emocionar muito. Uma mensagem super bacana”, declara Ricardo.
As gravações começaram dia 28 do mês passado e vai até o próximo dia 30 – além de Campo Largo, em Witmarsum, Castrolanda, Tibagi e Curitiba. São cinco semanas de captação, mas um projeto de seis anos. Cerca de 50 pessoas (da equipe com 80 profissionais) estiveram envolvidas nas gravações em Campo Largo para essa produção da New Cine & TV, Raconto Filmes e Art Lux, Coprodução da MGM e distribuição da Imagem Filmes, com direção de Márcio Trigo e produção de Tomislav Blazic e Saulo Moretzsohn. No elenco também estão o global Rafael Cardoso, Mika Gulusian, Tiago Luz, Werner Schunemann, Laura Proença, Camille Bonnefant, Bella Russo e Luma Rangel.
“Estamos felizes com o elenco, é sensacional. Ninguém muito estrela, todos bem parceiros, se ajudando. Com certeza isso vai imprimir na tela”, diz Ricardo. O filme é possível devido à Lei do Incentivo Audiovisual, por isso Ricardo diz que têm muito respeito pelo dinheiro do contribuinte, que o gasto deve ser consciente. Também têm apoio de várias marcas, como a Audi, que cedeu três carros de luxo, dois deles usados na cena em Campo Largo.
 
Local da gravação
Para o produtor, a estrutura do posto foi perfeita para a gravação. Também puderam usar o espaço de Troca de Óleo para fazer o camarim. Esse foi o segundo filme gravado no posto – coincidentemente a primeira vez foi também no mês de junho, em 2016, e o filme “Bamo Nessa” será lançado no segundo semestre deste ano.
O proprietário do Auto Posto Piegel, Romualdo Piegel, diz se sentir lisonjeado pela escolha e por poder disponibilizar o espaço. “Deixamos toda a área do posto à disposição deles. Ficamos felizes de trazer esses profissionais e atores para a região. Através destes podem vir outros, pois já temos o contato dos produtores”, comenta Romualdo, que dá todo o apoio à cultura.
 
História
O longa conta a história da obra de grande sucesso de Zíbia Gasparetto, “Nada é por acaso”. Na obra, Marina, uma jovem de ótima índole, acaba aceitando uma proposta bastante ambiciosa e que foge totalmente de seus conceitos. Essa escolha vai mudar toda a vida de Marina; que com o tempo vai percebendo que nada é por acaso. Ação, suspense, mistério e romance estão presentes numa narrativa envolvente em que passado, presente e futuro se entrelaçam numa história marcante em que os personagens buscam respostas para questões complexas.
A obra de Zíbia Gasparetto consiste, em boa parte, em textos ditados pelo espírito Lucius, seu mentor desde os 22 anos. Seus livros falam de temas como amor, depressão e família.