Posterior à conversa com a direção e equipe pedagógica organizou-se uma grade de horários para a realização de um projeto envolvendo as turmas de 3º, 4º ano e os alunos da classe especial da
Em novembro do ano passado, os professores João Everaldo e Elenize Zanetti da E.M. Monsenhor Ivo Zanlorenzi participaram de um encontro realizado pela Secretaria de Educação e Polo de desenvolvimento onde receberam uma capacitação sobre jogos de tabuleiro em especifico “O Xadrez”.
Com base no que foi aprendido, surgiu a ideia da aplicação do jogo na escola. Posterior à conversa com a direção e equipe pedagógica organizou-se uma grade de horários para a realização de um projeto envolvendo as turmas de 3º, 4º ano e os alunos da classe especial da escola em questão.
Os principais objetivos que norteiam o projeto são: autoestima, desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração, memória, estratégia, estimulo à ludicidade, aprimoramento das capacidades que o jogo estimula, conhecimento e respeito às regras do jogo, assim como o entendimento da relação entre perder e ganhar, numa disputa saudável.
De forma gradativa já é possível perceber mudanças no comportamento e no desenvolvimento dos alunos, algumas delas relatadas pelas professoras regentes.
Por fim, a intenção por de trás do jogo não é formar campeões, mas incentivar a prática ao esporte, que faz parte da história da humanidade, e acima de tudo, buscando aprimorar o pensar da criança.
Ao final do ano pretende-se envolver a comunidade escolar para um festival interno de xadrez mostrando o que foi aprendido pelos alunos no decorrer do projeto.