A secretária da pasta, Zeila Plath, enfatiza a importância de falar sobre o tema, visto que muitas crianças não se identificam como vítimas de abuso e se sentem culpadas, acreditando que são provocadoras dos
A data de 18 maio marca um terrível crime que ocorreu em Vitória/ES. Araceli Cabrera Sanches Crespo, aos 8 anos de idade, foi sequestrada no dia 18 de maio de 1973, foi drogada, espancada, estuprada e morta. Seu corpo foi encontrado desfigurado por ácido. Por este motivo a data ficou instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e adolescentes a partir da aprovação da Lei federal 9.970/2000.
A secretária da pasta, Zeila Plath, enfatiza a importância de falar sobre o tema, visto que muitas crianças não se identificam como vítimas de abuso e se sentem culpadas, acreditando que são provocadoras dos fatos. Como consequência, sentem vergonha e medo de revelar, aumentando o tipo de violência, gerando impunidade para o agressor, e ainda traumatizando essas crianças e adolescentes.
Em alusão a esta data, a Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Rede de Proteção e Creas, elaborou cronograma de atividades para o mês de maio, que teve sua primeira ação realizada no dia 14, última terça-feira.
No dia 14 foi realizada uma roda de conversa com os articuladores da rede local 03, no Colégio Estadual Sagrada Família e capacitação sobre o tema na Guarda Mirim.
Durante o mês de maio serão realizadas rodas de conversas destinadas aos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos sobre fluxo de atendimentos de crianças e adolescentes vítimas de violência, além de uma capacitação para estes profissionais, bem como para público em geral, a qual será realizada no dia 20 de maio.
Cronograma de atividades
Nesta sexta-feira, acontece com a Rede 05 a roda de conversa com os alunos e professores da Escola Municipal 1º de Maio e com a Rede 06 no Colégio Estadual Clotário Portugal.
No dia 21 de maio, as rodas de conversa acontecem na Escola Municipal Rosália Remonato (com a rede 07) e na Escola Estadual José Ribas Vidal (rede 08). Na sexta-feira do dia 24 retorna a programação com rede de conversa realizada na Escola Municipal Professora Doraci Rodrigues Machado (rede 10).
A última semana de maio será destinado para rodas de conversas em três Cras do município, no dia 28, das 9h às 10h com a rede 01 no Cras Meliane e das 13h30 às 14h30, com a rede 02 no Cras Rivabem. A programação encerra no dia 29, das 9h às 10h, com roda de conversa (rede 04), no Cras Ferraria.