Aplicativo já pode ser baixado e passa a funcionar a partir do dia 15. Até mesmo mulheres sob proteção judicial terão com esse aplicativo uma importante ferramenta
A partir do próximo dia 15, o cidadão campo-larguense terá, à sua disposição, um aplicativo no telefone celular para se comunicar diretamente com a Guarda Municipal. Trata-se do 153 Cidadão, ferramenta que já funciona em São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária, Quatro Barras e Campina Grande do Sul, e que entra em Campo Largo com uma nova plataforma, que o torna mais ágil e eficiente.
Junto com o aplicativo da GM de Campo Largo, as mulheres sob proteção judicial terão à sua disposição o Botão Maria da Penha, que permite disparar um SOS especial, para a Guarda Municipal, que atenderá a ocorrência com prioridade, já sabendo quem é a vítima e quem é o provável agressor e sua localização. O aplicativo também terá botão de pânico para autoridades e cidadãos com ordem judicial para sua utilização.
O lançamento do aplicativo será realizado em solenidade marcada para o dia 15, às 10 horas, no gabinete do prefeito Marcelo Puppi, com presença de autoridades municipais e convidados. Apesar do funcionamento efetivo do novo aplicativo estar marcado para o dia 15, a partir de hoje os cidadãos já podem baixá-lo e instalá-lo em seus smartphones, e aguardar a validação. Para tanto, basta entrar na loja do Google Play Store, baixar o 153 Cidadão, e seguir o passo-a-passo. É necessário ter em mãos o RG, CPF e endereço, que serão solicitados pelo aplicativo. Depois da instalação, é necessário aguardar a validação, que será realizada pela equipe da Guarda Municipal.
O sub-comandante Arruda, da GM, informou que o 153 Cidadão, de Campo Largo, vai funcionar também com localizador via GPS. O cidadão cadastra o seu telefone em seu endereço, mas se precisar pedir socorro em outro ponto da cidade, ou comunicar um acidente, o próprio aplicativo encontra o local de onde está sendo realizada a chamada, e direciona a equipe da GM para o local.