Cidadãos devem ficar atentos para evitar problemas e empresa informa que logo preço deve baixar
Desde o final do ano passado começou a valer no Paraná a placa de identificação veicular no padrão Mercosul. De acordo com a resolução nº 733 do Contran, a comercialização direta com os proprietários dos veículos ou com os órgãos e entidades executivos de trânsito devem ser realizadas exclusivamente pelos fabricantes ou pelas empresas estampadoras de placas de identificação veicular, sem intermediários. O campo-larguense pode colocar a nova placa em qualquer município, mas em Campo Largo existem apenas duas empresas credenciadas pelo Denatran, a Placas Sul América, na Vila Bancária, e a Auto Placas, no Ferraria.
A equipe da empresa orienta que os motoristas tomem cuidado com informações erradas sobre a colocação de placas e que fiquem cientes que não se vai até a casa do motorista para colocar a placa, nem mesmo algum agente do Detran faz esse serviço. Apenas casos específicos, como de alguns veículos grandes ou de que o motorista sofreu algum acidente e não pode se deslocar à empresa, e mediante autorização registrada no Detran, é que um profissional vai até a casa da pessoa.
O padrão é realizar o serviço na empresa, o que leva cerca de 15 minutos. Inclusive o Detran tem acesso a câmeras de segurança instaladas na estampadora, com a qual consegue monitorar o serviço realizado e também fiscalizar o cadastro da placa, de acordo com o horário em que foi registrado no sistema e buscando a imagem no mesmo momento, atestando que foi feito na empresa credenciada. Tomando esses cuidados de buscar uma empresa autorizada o motorista evita problemas futuros de fiscalização e garante a procedência da placa, de que está tudo correto no sistema.
Essas placas ainda são uma novidade e por isso até então poucos fornecedores de material para confecção das placas existiam, mas novas empresas estão surgindo no mercado, o que em breve deve fazer com que reduza o valor do material utilizado. Atualmente, as placas para carros custam R$ 220 e motos R$ 130. As placas possuem marca d’água do Denatran, itens de segurança que permitem rastreabilidade e QR Code que praticamente impede a clonagem (com todas as informações do veículo). Na placa fica registrado apenas o País do veículo.
Contato
A Placas Sul América funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábado das 8h às 12h. São duas unidades: Rua Quintino Bocaiúva 1253, Vila Bancária - ao lado do Detran I Telefone 3032-5118. Também unidade na Estrada Mato Gros¬so 9350, Ferraria – ao lado do módulo policial I Telefone 3140-1673.