Está chegando o final do grande marco do cristianismo e os fiéis precisam sentir que realmente caminharam com Cristo e estão fortalecidos na fé
Essa é uma época que acaba reunindo fiéis de várias religiões, desde o católico ao evangélico, todos com o propósito de refletir sobre a morte de Jesus na cruz do calvário, para dar a todos a oportunidade da vida eterna.
O Padre Chiquito, da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, enviou uma mensagem sobre o momento da preparação para a Páscoa. “Vivenciamos mais uma vez a Semana Santa, a semana Maior da nossa fé cristã. Como foi bom reviver os passos de Jesus que padeceu e morreu no Madeiro da Cruz. E mais maravilhoso ainda ver como ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras. Isso tudo nos serve para ver que nossas vidas não devem seguir iguais a cada ano que celebrarmos a Páscoa do Senhor. Esses dias santos, sem dúvida, serviram para deixar mais uma vez a marca do Ressuscitado em nós.”
Seguindo pelo texto do padre, ele explica que esses momentos que antecedem a comemoração pela ressurreição do Cordeiro de Deus são carregados de experiências, que apontam para a necessidade do exercício da fé e o sentimento da misericórdia de Deus, que cobre a todos, além das lembranças de humildade, no ato do lava pés, da necessidade do trabalho para com a Igreja, independente da qual frequenta e também para o benefício do próximo. “Espero que você tenha dedicado essa hora para o Senhor. E, finalmente chegou a hora. E nela, celebramos a adoração e o beijo do Crucificado para nunca nos esquecermos que foi Ele que, no madeiro, morreu por nós; Fortalecemos o nosso espírito pelo jejum e pela oração acompanhada do profundo silêncio tão importante na Sexta Feira Santa, recordando cada passo de sofrimento e entrega de Nosso Senhor”, diz.
Ao Sábado de Aleluia, todos os fiéis são convidados a esperar ansiosamente pelo dia em que a vida venceu a morte. “Chegado então o Domingo da Ressurreição, em que Cristo Ressuscitado nos traz o anelo de uma Vida Nova. Porém, eu me pergunto: o que realmente fica em nosso coração depois destes dias? Devemos buscar que em nosso coração fique, primeiro que mais nada, o serviço que, com humildade, Jesus nos ensinou na Última Ceia. Serviço este, acompanhado de uma entrega absoluta que nos leva a dar nossa vida inteira pelos nossos irmãos, sobretudo os mais necessitados. Depois, sentirmo-nos salvados por Deus que é Pai Misericordioso que, amando tanto o mundo, nos deu o Seu Filho Único por amor. Jesus, na Cruz nos redimiu e nos salvou. Trouxe-nos a Esperança que move o nosso coração até Ele que tem um coração repleto da Misericórdia do Pai. Misericórdia essa, que nos enche de felicidade, antecipando a alegria plena que um dia todos gozaremos na Sua presença. Por fim, vivamos esses dias com um coração disposto a escutar, sentir e a ver a Deus no Cristo que é o nosso alimento espiritual”, finaliza.
Confira horários das paróquiaspara este final de semana
Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade
Nesta quinta-feira, dia 18, acontecem as celebrações de Ceia do Senhor e Lava Pés às 20h na Matriz e nas capelas correspondentes a ela. A Hora Santa será das 22h da quinta até às 15h da Sexta-feira da Paixão, dia esse marcado pela celebração de missas às 15h na Matriz e capelas e às 19h30 com procissão pelas ruas centrais até a Matriz. Dia 20, Sábado de Aleluia, haverá bênçãos de alimentos às 10h nas igrejas Matriz, S. Pedro e S. Paulo, N. Sra. de Lourdes e N. Sra. de Fátima; às 10h30 na Capela S. Antônio e às 18h45 na N. Sra. das Graças e S. Benedito. A Vigília Pascoal começa às 18h30 na N. Sra. de Lourdes, 19h na Matriz, N. Sra. das Graças e S. Benedito, 19h30 no S. Pedro e S. Paulo e N. Sra. de Fátima e às 20h no Sto Antônio. No Domingo de Páscoa as missas acontecem às 06, 09, 10h30 e 18h na Matriz, às 08h na N. Sra. das Graças e N. Sra. de Lourdes, às 08h30 no S. Benedito; às 09h no Sto Antônio e às 10h no S. Pedro e S. Paulo.
Santuário Senhor Bom Jesus
Nesta quinta o Santuário também realizará a Missa de Lava-Pés e Ceia do Senhor, às 20h, em seguida Adoração com as pastorais e movimentos até às 14h de Sexta-feira. Na Sexta, às 15h será a Celebração da Paixão e Adoração da Cruz. Às 19h30 haverá encenação da Paixão de Cristo no pátio do Santuário. No Sábado, às 19h haverá Sonele Vigília Pascal, bênção do fogo, da água e renovação das Promessas Batismais. A bênção dos alimentos será realizada às 14h no Santuário, no Sta Rita e no S. Judas; às 14h30 no S. Sebastião e às 15h no Divino Espírito Santo e N. Sra. de Fátima. No Domingo de Páscoa não haverá missas nas comunidades, somente no Santuário em dois horários: às 05h30 com encenação da Ressureição, no pátio, seguido da Missa Solene – será servido o Café de Páscoa no Bosque do Santuário, e às 10h com a Missa Solene de Páscoa – não haverá missa às 19h.
Paróquia São Sebastião – Rondinha
Na Rondinha também haverá, às 20h, missa da Ceia do Senhor e Lava Pés no Ginásio Polentão e às 22h acontece a Hora Santa, na Igreja da Rondinha. Na Sexta-feira Santa, a programação começa às 07h e às 12h na Igreja Matriz da Rondinha, 08h nas capelas Miqueletto e Jd. Rondinha (essas também às 12h) e Carmela. Às 9h no S. Luis e Mariana. A Via Sacra acontece às 18h no Jd. Rondinha, às 19h no Miqueletto, Timbotuva, S. Luis, Carmela e às 19h30 no Salão Paroquial. O Sábado Santo será de bênçãos de alimentos na Matriz, às 15h e no Miqueletto às 16h e a Vigília Pascal começa às 19h, no Polentão (levar uma vela). No Domingo de Páscoa às 06h haverá missa com todas as comunidades no Polentão e após a missa um café de confraternização.
Igreja Nossa Senhora Aparecida
Nesta quinta, a paróquia da Aparecida e suas igrejas correspondentes também farão a Ceia do Senhor, começando na capela São João Batista, às 19h, seguindo às 19h30 no S. Joaquim Santa Ana, S. Roque, Jesus Misericordioso, N. Sra. do Carmo; às 20h será realizado na Matriz da Aparecida e também na capela S. Vicente. Na Sexta-feira Santa as celebrações acontecem em todas as igrejas correspondentes à Matriz N. Sra. Aparecida às 15h, assim como o Sábado Santo, que será celebrado em todas às 19h. No Domingo da Ressureição, a celebração começa às 06h, na Matriz da Aparecida, sendo realizado também às 10h e 19h, às 07h no São Roque, às 08h na Jesus Misericordioso e S. João Batista, às 10h na Capela N. Sra. do Carmo.
Paróquia Santa Cecília
No Itaqui, nesta quinta, será realizada a missa da instituição da Eucaristia e Lava pés, às 19h30 na Matriz. Na Sexta, acontece a vigília e adoração das 07h às 14h, celebração da Paixão às 15h e Via-sacra às 19h30, também na Matriz - trazer velas. No Sábado Santo haverá missa da Vigília às 19h na Matriz (trazer alimentos para bênçãos e velas e no domingo será a missa da Ressureição, às 09h30 também na Matriz. Nestes mesmos horários haverá missas e celebrações nas capelas e igrejas correspondentes à Paróquia.