A duas semanas da Páscoa, campo-larguenses já começam a se movimentar para comprar chocolates.
Está chegando a Páscoa e com ela a busca pelos ovos de chocolates, muito tradicionais nesta época. Embora o brasileiro relute em gastar, ou critique o valor praticado por um ovo que tem poucas gramas a mais do que uma barra, sempre acaba comprando “alguma coisinha”, especialmente para as crianças.
Pensando nisso, a Folha de Campo Largo foi até dois mercados de Campo Largo, com grande circulação de clientes, para pesquisar os preços. O levantamento foi realizado na manhã desta quinta-feira (04), valores que podem – e irão oscilar – até a chegada da Páscoa. Foram escolhidas as marcas mais populares, como Nestlé, Lacta, Garoto e Ferrero (empresa que produz chocolates Kinder Ovo e Ferrero Rocher). Vale ressaltar que ambos os locais pesquisados oferecem descontos para clientes que aderem a clubes de fidelidade. Apenas para efeitos de pesquisa os estabelecimentos serão chamados de A e B.
Começando pelos ovos da Ferrero, o Ovo de Páscoa Kinder Ferrero, de 150g, edições Maxi Fantasy, Maxi Speed e Natoons está sendo vendido por R$ 58,90 no mercado A, enquanto o mesmo produto no mercado B está por R$ 54,98. Existe diferença também na edição do Kinder Ovo Star Wars ou Miraculous de 100g, no mercado B por R$ 42,98 e no mercado A R$ 46,90. Seguindo na linha da marca Ferrero, o Ovo de Páscoa Ferrero Rocher 354g está sendo vendido por R$ 84,90 no mercado A e no B por R$ 79.
A Lacta fez a divisão da sua linha em Para Presentear, Para Compartilhar e Para Se Divertir. A primeira, Para Presentar, estão chocolates como Laka, Bis, Shot, Lacta Leite, Ouro Branco, Sonho de Valsa e Diamante Negro, no mercado B os preços vão de R$ 25,85 (o Ovo Laka 170g) até R$ 42,98 (Ovo Sonho de Valsa 330g) e no mercado A de R$ 29,90 até R$ 42,90. Tanto nos mercados A, como B, os Ovos Bis ao Leite e Bis Lacta, 318 g e Ouro Branco 355g estão na casa dos R$39. O Diamante Negro, 202g está por R$ 32,98 e o 300g por R$ 41,65 no mercado B e por R$ 34,90 e R$ 44,90 no mercado A. A linha Para Se Divertir, com ovos da Barbie, Hotwheels, 157g, está sendo vendido por R$ 38,96 no mercado B, enquanto no mercado A sai por R$ 44,90. Os ovos Laka e Diamante Negro (mistos) de 575g e Lacta Favoritos de 614g estão sendo vendidos a R$ 64,98 no mercado B e por R$ 69,90 no mercado A.
Um mercado apresentou mais opções do que o outro, na linha de chocolates da Nestlé, por isso, iremos retratar somente os produtos que estiveram presentes nos dois locais. No mercado B, o Ovo Alpino, de 185g está sendo vendido a R$ 34,98 e o 350g a R$ 49,50 e no A por R$41,99 e R$ 56,90, respectivamente. Os ovos da linha KitKat estão sendo vendidos a partir de R$ 29,98 (KitKat Sabores – 200,4g) no mercado B e R$37,99 no mercado A; o KitKat Tradicional, está por R$ 32,98 na embalagem com 227g e por R$48,65 na embalagem com 332g, enquanto os mesmos produtos estão sendo vendidos a R$ 41,99 e R$56,90 (respectivamente) no mercado A. O KitKat White, de 227g no mercado B custa R$32,98 e no B R$ 41,99. A linha infantil da Nestlé, tanto o Supresa como a edição do Como treinar o Seu Dragão está por R$ 47,98 no mercado B, apresentando diferença somente no Ovo LOL Surprise, por B$ 56,98. No mercado A os ovos da linha Surpresa e Como Treinar o Seu Dragão estão por R$ 55,99 e o LOL Surprise por R$ 65,96. Os ovos Galak (185g) e Prestígio (207g), no mercado A estão R$41,99 e no B por R$ 34,98.
Por último, os ovos da marca Garoto. A linha Talento (350g), no mercado A, está sendo vendida a R$ 52,99 e no B por R$42,98. Ovos Crocante (215g), Serenata de Amor (190g) e Negresco (185g) estão por R$ 34,98 no mercado B e no mercado A por R$ 41,99. O ovo Baton (186g) está por R$ 34,85, no mercado B; no mercado A, o mesmo ovo está por R$ 41,99 e a linha infantil Clássicos DreamWorks (150g) por R$ 49,50 no B e no mercado A por R$55,99. O ovo LOL Surprise (150g) está por R$ 62,90 no mercado B e no mercado A por R$ 67,99.
O valor oscila também nas caixas e pacotes de bombom e barras de chocolate, dependendo do tamanho e marca.
Quem é quem?
O nome dos estabelecimentos não podem ser divulgados, já que de alguma forma, essa pesquisa pode influenciar o comportamento do consumidor. Com a matéria, a intenção é sempre incentivar a prática da pesquisa de preços, inclusive em estabelecimentos não citados na matéria, promovendo um maior benefício na hora de adquirir o produto.
Os dois estabelecimentos oferecem descontos para clientes que são adeptos a fidelidade, mas apenas em alguns produtos. Também existe a possibilidade de pagar no cartão de crédito parcelado ou no vale-alimentação, o que pode ser um benefício a ser levado em consideração.