Um caminhão com carga de óleo vegetal tombou na BR-376, em São Luiz do Purunã, divisa de municípios de Balsa Nova e Palmeira, na noite de sexta-feira (08).
O óleo vegetal derramado pelo caminhão acabou contaminando o rio que alimenta o Recanto dos Papagaios, tornando-o irreconhecível. A contaminação do rio foi comprovada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na manhã do domingo (10).
Uma grande quantidade de espécies de peixes apareceram mortas ao longo do trecho contaminado. O informe inicial emitido pelo órgão era de que estavam sendo prestados atendimentos ao acidente ambiental, foi realizada coleta de água para análise do índice de contaminação e que a multa seria proporcional aos danos ambientais causados pelo vazamento do óleo. O trabalho de contenção e remoção do óleo na região afetada ficou ao encargo da seguradora da transportadora.
O local é muito frenquentado pelos campo-larguenses, balsanovenses e trilheiros, que encontram um local para banho de rio, com piscina natural e espaço para reunir-se com os amigos. Ao que tudo indica, os banhos estão suspensos por algum tempo, pelo menos no trecho do rio que foi contaminado, já que ainda existe acumulo de óleo na água e nas bordas do rio.
O IAP informou que a análise das águas ainda não ficou pronta, mas liberou o banho para as piscinas alimentadas pelo córrego acima do rio, já que aquela parte não foi atingido pelo derramamento.