Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 09:24:27
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Procon Municipal realiza ação em comemoração ao Dia do Consumidor

Será promovido o uso do da plataforma, que integra mais órgãos públicos além do Procon

Procon Municipal realiza ação em comemoração ao Dia do Consumidor

No dia 15 de março é comemorado o Dia Internacional do Consumidor e, neste ano, os Procons e a Secretaria Na­cional do Consumidor - Senacon, estão engajados na divul­gação da plataforma consumidor.gov.br.

O Procon Municipal de Campo Largo e o Procon Esta­dual atenderão a população nesta data, ensinando aos con­sumidores a baixar o App e registrar suas reclamações, o que é muito simples e fácil, acessível a todos.

Durante todo o dia, o Procon Municipal de Campo Lar­go entregará aos consumidores material sobre direito do consumidor criado pela Senacon e esclarecerá dúvidas dos consumidores.

O que é a plataforma consumidor.gov.br?

O consumidor.gov.br propõe a prestação de um serviço público, gratuito e que visa a resolução alternativa de con­flitos de consumo, pela internet, a partir da ação integrada entre a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Procons, Ministérios Públicos, Defensorias Públi­cas, Tribunais de Justiça e empresas participantes.

O foco da plataforma é promover a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços de consumo. A participação das empresas é voluntária e só é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, me­diante assinatura de termo, no qual se comprometem a co­nhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. Importante pontuar que os índices de solução na plataforma ultrapassam 80%.

As reclamações registradas alimentam uma base de dados qualificada, que permite o monitoramento da efetivi­dade desses canais das empresas e oferece insumos para o seu aprimoramento.

De acordo com Geraldo Marcelo Felipe, Coordena­dor do Procon Municipal de Campo Largo, que participa da ação, após ter sido realizado todo o trâmite na plataforma consumidor.gov.br, e após a resposta do fornecedor, o re­clamante tem a possibilidade de avaliar se a reclamação foi resolvida ou não, atribuir uma nota de satisfação e um co­mentário final.