Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 09:52:03
Geral

Turismo pode fomentar a economia do Município

Essa tem sido uma área de atenção especial tanto do governo municipal como do estadual, para que os atrativos do Paraná atraiam turistas e que tenham projetos para desenvolvimento e crescimento deste setor

Turismo pode fomentar a economia do Município

‘Venha conhecer Campo Largo’ é o nome de um material lançado pela Prefeitura Municipal em 2018 para fomentar a economia local através do turismo. Essa tem sido uma área de atenção especial tanto do governo municipal como do estadual, para que os atrativos do Paraná atraiam turistas e que tenham projetos para desenvolvimento e crescimento deste setor.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico destaca que querem criar um mês específico em Campo Largo para eventos na natureza e esportes radicais. “Temos na cidade muitas coisas boas, uma equipe que faz balões para todo o Brasil, canoagem, encontro de jipeiros, de bike, rafting, paraglider, arco e flecha e belas paisagens para desenvolver o turismo. Temos mais de três milhões de habitantes no entorno para atrair para a cidade”, declara. Cita também que já há eventos constituídos na cidade, como de encontros de carros antigos, que atrai um bom público.

O diretor municipal de Indústria e Comércio, Mário Augusto Grossman, e o diretor geral da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Germano Krueger, complementam que o turismo é uma forte ferramenta para desenvolver uma nova cadeia produtiva no município, pois aumenta a demanda também para hotelaria, gastronomia e outros. Também tem que se pensar em oferecer mais estrutura para visitantes que vêm para cá por ser uma referência em Saúde no Estado.

Empresas que mais geram recurso para o município estão no setor cerâmico, metal mecânico e serviços. Indústria representa 34% da arrecadação. É uma cidade bem completa e que, segundo Jean, orgulha os campo-larguenses ver em outros estados produtos que são feitos aqui.

Programa Municipal de Atração

de Investimentos (PMAI)

Foi contratado, pelo Município, em outubro do ano passado, esse Programa para fazer um levantamento de todos os dados importantes para o desenvolvimento da cidade, para conhecer o potencial e de que forma pode ser melhor trabalhado para receber atrativos. No dia 26 de fevereiro será a conclusão da primeira fase e então serão criados minigrupos para discutir a cidade.

Objetivo é estimular diferentes setores da economia para o Município ficar mais equilibrado. “Campo Largo é muito bem visto pela sua localização estratégica, perto do Porto de Paranaguá, de aeroporto e a logística das rodovias é muito positiva. A Cocel permite facilidade de geração de energia para a indústria e agilidade. Além disso, a qualificação da mão de obra é sempre elogiada pelas empresas, temos profissionais preparados.”

Jean detalha a importância de elaborar o PMAI porque é um material passado ao governo do Estado e Agência Paraná, que direcionam empresas de acordo com o perfil da cidade que melhor se adapta. Com o novo Plano Diretor, o secretário disse que foi ampliada a área industrial de Campo Largo consideravelmente e com isso tem um potencial de crescimento em todo seu entorno. “A tendência é Campo Largo, porque cidades vizinhas estão bem limitadas em território”, completa, comentando que também é preciso trabalhar em conjunto com os proprietários dos imóveis para não inflacionar os valores.