Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 09:25:55
Geral

Campo-larguense lança livro voltado para a Educação

A campo-larguense Fernanda de Souza lançará seu li­vro “Mão no pé, Mão na mão, Mão na testa, Mão no Chão...” 

Campo-larguense lança livro voltado para a Educação

A campo-larguense Fernanda de Souza lançará seu li­vro “Mão no pé, Mão na mão, Mão na testa, Mão no Chão...” nesta terça feira 26 de fevereiro, no SESC Paço da Liberdade, em Curitiba. Os jogos de mão, conhecidos por brincadei­ras como ‘A-do-le-ta’, foram a inspiração para a pesquisa de mestrado em Cognição e Educação Musical, pela Uni­versidade Federal do Paraná, que levou a pesquisas mais aprofundadas até chegar ao livro.

Em sua pesquisa, a autora observou a prática de jogos de mãos, durante o período do recreio escolar de crianças paranaenses, em diversas es­colas de Campo Largo, Curiti­ba, Morretes, Matinhos, Gua­ratuba, Paranaguá, na Ilha dos Valadares e Ilha do Mel.

A obra convida a refle­xão sobre o papel dos jogos de mãos no universo musical infantil e é leitura fundamen­tal para qualquer pessoa que queira conhecer a riqueza do mundo das crianças, seus modos de ser, de pensar, de agir.

De acordo com Fernanda é urgente a busca pela com­preenção mais atenta às relações de aprendizagem e os processos criativos construídos entre as crianças quando se encontram imersas em um ambiente de alteridade e de li­berdade tal como ocorre na prática dos jogos de mãos. “Ob­servar como as crianças interagem e criam em seu universo próprio, o da infância, representa uma grande oportunidade para todos nós”, diz.

O livro, que foi viabilizado pelo PAIC — Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curi­tiba da Prefeitura Municipal de Curitiba —, é dividido em três partes. A primeira discute as práticas culturais infantis e suas relações com o brincar, bem como a importância da brincadeira e do jogo para o desenvolvimento e para a socialização da criança, em perspectiva à psicologia e so­ciologia da infância. A segunda, apresenta diversos jogos de mãos transcritos em notação musical e de movimento, especialmente criados por Fernanda ou adaptados de ou­tros autores. Por fim, a terceira parte apresenta um caminho de análise dos jogos transcri­tos e registrados ao longo da pesquisa, bem como algumas aplicações práticas dos resul­tados obtidos nas áreas de educação e cognição musical, principalmente no que se refe­re à natureza do aprendizado e conhecimento musical da criança.

A autora

Fernanda Souza é mu­sicista, pesquisadora e arte educadora. Dedica-se a pes­quisas teórico-aplicadas nas áreas de cognição e educação musical, principalmente envolvendo as temáticas da apren­dizagem musical infantil, dos jogos de mãos e dos jogos mu­sicais em geral, das culturas da infância e da formação de professores. É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em música na linha de pesquisa de cognição e educação musical, pela mesma instituição. É licenciada em música e tem especialização em Educação Musical pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP).