Nova diretoria da OAB toma posse e tem primeira mulher presidente
Uma solenidade realizada na quinta-feira (07) no Espaço Torres marcou a posse da nova diretoria da OAB Subseção Campo Largo, que pela primeira vez terá como presidente uma mulher, a Dra. Patricia Schmidt. Também assumiram o vice-presidente Ricardo Sthuart Saldanha de Araújo, secretário geral Wilson Antônio Xavier Kuster Junior, secretário geral adjunto Marlon Cordeiro, tesoureira Regiane Denise Borges e 18 conselheiros.
Estiveram presentes o Dr. Cassio Lisandro Telles, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Paraná; a Dra. Marilena Indira Winter, vice-presidente da OAB Paraná; o Dr. Ivo Cezário Gobbato de Carvalho, presidente da OAB Campo Largo na gestão 2016-2018 e atual conselheiro da OAB Paraná; demais advogados, autoridades, amigos e familiares.
A nova presidente da Subseção Campo Largo declarou o orgulho pelo cargo que está assumindo e por ser a primeira vez que uma mulher preside a Subseção, fundada em 26 de julho de 2002. “Ainda, é de forma excepcional, que o cargo de presidente é ocupado por uma mulher após uma disputa eleitoral com chapas concorrentes. Tal cenário, à toda evidência, reforça não apenas o respeito à democracia, mas acima de tudo nos mostra que caminhamos, dia a dia, para a tão sonhada igualdade, apregoada em nossa Lei Máxima, a Constituição Federal”, completa.
Será, segundo ela, o início de novos tempos e novos sonhos, que irá dividir com a nova diretoria e os 477 advogados inscritos na Subseção, que congrega as cidades de Campo Largo, Campo Magro e Balsa Nova. Na gestão 2016 a 2018, Patricia foi vice-presidente e já participou ativamente de novos projetos e união da classe, como também pela dignidade no exercício profissional. “É necessário que seja garantida à advocacia, e em especial à advocacia de nossa Subseção, o respeito a que faz jus, através do tratamento digno, respeitoso e igualitário que deve ser dispensado por Juízes e Promotores, eis que inexiste qualquer subordinação ou hierarquia entre advogados, magistrados e promotores”, argumenta.
Um importante trabalho se inicia e, para Patricia, o diálogo institucional já conquistado com a Seccional do Paraná em muito auxiliará e norteará numa proveitosa caminhada e de muitas conquistas. “Meus estimados colegas de profissão, saibam que a minha batalha, assim como de meus diretores e conselheiros, será incessante para a concretização dos anseios e aspirações da advocacia de Campo Largo, Campo Magro e Balsa Nova”, frisa. “Nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria viver uma noite como a de hoje. Entretanto, o sonho que hoje se realiza não foi sonhado apenas por mim. Muitas pessoas o dividiram comigo. Meus pais são meus maiores e melhores exemplos de amor, caráter, abnegação, honestidade e determinação. Nos ensinaram a jamais desistir de nossos objetivos, dando-nos sempre o suporte necessário para os percalços que enfrentaríamos”, declara, agradecendo aos pais Pedro e Maria Rosa, aos irmãos Fernando e Rodrigo e demais familiares, assim como seus parceiros de trabalho e amigos, à diretoria da qual fez parte e atual.
Ainda fez um agradecimento especial à advogada Débora Candido Venceslau Lamback: “Com quem vivenciei a lealdade, com quem aprendi a trabalhar em prol da advocacia e com quem compartilhei o amor pela Ordem dos Advogados do Brasil e em especial pela nossa Subseção”. Ao Dr. Ivo, declarou que nesses três anos foi um verdadeiro irmão. “Você não apenas compartilhou comigo seus conhecimentos, mas me inseriu na Ordem dos Advogados do Brasil, sem qualquer reserva, individualismo ou vaidade pessoal. Você permitiu que eu percorresse meu próprio caminho para chegar a este dia. Não tenho receio em afirmar que você foi meu maior articulador, e continua sendo meu maior incentivador, meu maior apoiador. Trabalharei arduamente para estar à altura da confiança que você depositou em mim para ser sucessora e espero honrar a advocacia de nossa Subseção com um trabalho tão profícuo e justo como o que você desenvolveu nesse triênio que se encerra. A você, Ivo, reservo não apenas meu agradecimento, mas a minha eterna amizade.”