A comunidade ucraniana do Paraná é a maior da América Latina. Em Campo Largo há mais de 80 famílias ucranianas e que criaram a Comunidade São Miguel Arcanjo de Campo Largo. A comunidade iniciou as
A comunidade ucraniana do Paraná é a maior da América Latina, com cerca de 500 mil descendentes. Em Campo Largo há mais de 80 famílias ucranianas e que criaram a Comunidade São Miguel Arcanjo de Campo Largo. A comunidade católica ucraniana iniciou as atividades no dia 03 de março de 2012 e atualmente mantém ativa duas missas por mês, Catequese, curso de ucraniano e todos os ritos ucranianos.
Na última segunda-feira (28), o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve com o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, que levou a notícia de que há interessa da Ucrânia ampliar as relações com o Paraná, o que trará novas oportunidades. Entre as propostas debatidas está o envio de estudantes brasileiros para intercâmbio no país europeu, que já oferece bolsas de estudo para jovens da comunidade ucraniana paranaense. “Uma das prioridades da nossa gestão é o programa Ganhando o Mundo, que busca oferecer bolsas de intercâmbio a estudantes do Estado e vai ao encontro desse projeto do governo da Ucrânia”, afirmou o governador. “A comunidade ucraniana é muito importante para o Paraná. Temos o máximo interesse em fortalecer e ampliar as parcerias com o País”, destacou.
Segundo o embaixador, desde 1990 várias regiões da Ucrânia mantêm laços estreitos com o Estado do Paraná. “Trouxe uma proposta concreta do governador de Lviv, de onde vem a maior parte dos brasileiros de origem ucraniana, que oferece uma parceria em várias áreas que coincidem com as prioridades do novo governo”, ressaltou.
Ucranianos em Campo Largo
Em 2013, o Bispo Eparca Dom Volodemer participou de cerimônia religiosa na comunidade e enalteceu os esforços dos que há vários anos estavam tentando organizar a comunidade; a boa vontade das lideranças e a possibilidade bem concreta da comunidade ter o seu próprio espaço; a escolha do Padroeiro São Miguel Arcanjo, que faz a ligação entre a Igreja triunfante e a Igreja militante e ajuda a vencer todos os males; e o valor da união que garante a formação de uma comunidade exemplar. A Divina Liturgia da Igreja Ucraniana é realizada na Igreja Nossa Senhora da Glória no Bairro Itaqui.
A comunidade há anos tenta levantar recursos para construir a própria Igreja. Mais informações e quem puder contribuir pode entrar em contato. Telefone (41) 99623-4282.