Longas filas para pegar o ônibus tanto no Terminal de Campo Largo quanto no Campina do Siqueira.
Quem usa o ônibus ligeirinho Campo Largo/Curitiba tem notado que talvez a quantidade disponibilizada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) já não atende mais a capacidade aos finais de semana.
Pessoas relataram à Folha de Campo Largo que acabam enfrentando longas filas para pegar o ônibus tanto no Terminal Urbano de Campo Largo, quanto, e principalmente, no Terminal Campina do Siqueira, na capital e muitas vezes precisam esperar mais de um ônibus para embarcar. Alguns relatam dificuldade por terem crianças pequenas junto a si.
A Comec respondeu à Redação que em média, aos sábados, 2.400 passageiros passam pela linha e domingos esse número cai para 1.300 passageiros.
Quando questionada sobre os horários e número de ônibus operando nessa linha, a Comec esclareceu que “aos sábados a operação é realizada com cinco ônibus Padron (sem sanfona), sendo que quatro deles operam em tabela cheia e um em tabela extra no pico da manhã. O número é determinado pela demanda, a qual corresponde a 52,79% da demanda de um dia útil. A frequência é de 10 minutos pico da manhã e de 16 minutos durante o dia. Aos domingos a operação é realizada com dois ônibus Padron, ambos em tabela cheia. A demanda de domingo corresponde a 28,95% da demanda de um dia útil. A frequência é de 30 minutos”.
A Empresa de Ônibus Campo Largo esclarece que “a instituição trabalha com picos registrados, que aos finais de semana acontecem aos sábados pela manhã e nos domingos não ocorrem. Nos últimos 3 meses, aos sábados e domingos, a Rodonorte está realizando obras que afetam diretamente a nossa operação e, consequentemente, os usuários. Para minimizar, a Empresa de Ônibus Campo Largo, através do Centro de Controle Operacional, disponibiliza viagens extras na constatação de intervalos desregulados, inclusive com ônibus Articulados. Ainda, desde o dia 23/06/2018 foram ofertados dois novos horários no pico da manhã aos Sábados. Salientamos que diariamente acompanhamos a demanda de todas as linhas e que o usuário tem vários meios de comunicação com a empresa (facebook, telefone, site, e-mail)”.
Durante a semana
De segunda a sexta-feira, na linha Campo Largo/Curitiba, a Comec disponibiliza nos horários de pico dez ônibus, sendo cinco veículos articulados e mais cinco no modelo Padron. Para momentos entre pico circulam cinco ônibus Padron. “Em dias úteis, no pico, o intervalo entre viagens é de cinco minutos e está atendendo a demanda. Fora de pico a frequência é de 15 minutos. Em média, 4.600 pessoas utilizam a linha todos os dias”, finaliza.