Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 04:37:30
Saúde

Hospital do Rocio comemora quarto aniversário em nova estrutura

Momento de refletir, celebrar e agradecer. Assim foi vista a come­moração do quarto aniversário do Hospital do Rocio, ocasião em que foram apresentados os expressi­vos números de trabalho. O evento, realiza

Hospital do Rocio comemora quarto aniversário em nova estrutura

Momento de refletir, celebrar e agradecer. Assim foi vista a come­moração do quarto aniversário do Hospital do Rocio, ocasião em que foram apresentados os expressi­vos números de trabalho. O evento, realizado no último domingo (05), também marcou o terceiro ano de atuação da Elo Capelania.

A chefe da Enfermagem, Lídia Maria Ferreira, destacou que so­mente no primeiro semestre deste ano foram 43.139 internamentos, 6.769 internamentos em UTI, 9.199 transfusões, 89.146 exames de imagem, 4.729 procedimentos de Hemodinâmica, 21.109 cirur­gias e 1.452 partos.

A abertura do evento foi rea­lizada pelo sócio do Hospital, Dr. Carlos Muller e sua esposa Sue­li. Apresentações também mar­caram a celebração, como a do Ballet Magnificat (companhia in­ternacional que está no Brasil há dois anos) e da Banda Elo. O Bal­let inclusive fez apresentação no ambulatório junto aos pacien­tes de Oncologia, onde destaca­ram que a bailarina precisa ter um foco, olhar para cima, senão ela cai, se desequilibra – pas­sando essa relação como palavra de motivação aos pacientes, que também precisam ter fé.

Foi falado da importância de cada pessoa encontrar sua voca­ção, detalhando o quanto as pes­soas se perdem no sentido e no propósito. Que a vocação é junção da habilidade com sua necessi­dade. De forma geral, o aniversá­rio do Hospital do Rocio e da Elo Capelania registrou importantes números, momentos e também es­timulou à reflexão.

Elo Capelania

A atuação da Elo Capelania tem exaltado também o lado hu­mano dos profissionais do Hospital do Rocio e dá um grande suporte aos pacientes e familiares. A cape­lã Érika Checan, que organizou as apresentações de comemoração e está à frente deste importante tra­balho, destaca que têm como me­todologia o escutar, esperançar e entregar. Ela, que há 10 anos tam­bém foi paciente de UTI, já teve a experiência do outro lado e tem gratidão por estar viva e hoje poder servir pessoas.

Ela contou uma história real de um paciente de 14 anos que foi transplantado no Rocio e recebeu atendimento multidisciplinar. Quan­do estavam perdendo o paciente, Érika estava com os pais do meni­no e tiveram uma experiência mar­cante. O pai do paciente relatou que sentiu um vento gelado ao en­trar no Hospital e para ele significa­va que Deus estava vindo buscar o filho dele. Foi acolhido pela equipe da Capelania e a Érika começou a cantar sobre esperança para esses pais. “Ele levantou as duas mãos para cima e começou a ter uma ex­periência com Deus”, conta Érika. Nesse momento esse pai mudou o semblante e quando a médica che­gou ele já tinha certeza que o filho tinha falecido, mas logo agradeceu por essa médica não ter virado as costas para o filho dele e a mes­ma se emocionou. Ele disse saber que Deus o estava levando. Essa médica destacou que fez todo o possível para salvá-lo e que a ex­periência com a capelania comple­mentava o atendimento, porque os pacientes também precisam ser curados na alma.

Entre um dos projetos da Ca­pelania, destacaram que consegui­ram a doação de 30 enxovais de bebê. Participaram dessas come­morações líderes religiosos, entre eles o Padre Aguinaldo da Paró­quia N.S. Aparecida, que citou um trecho de Isaías, da Bíblia, e des­tacou que quando as pessoas es­tão cheias do Espírito Santo elas cuidam.

O aniversário do Hospital do Rocio e da Elo Capelania registrou importantes números, momentos e também esti­mulou à reflexão